Projeto São Francisco iniciará obras das estações de bombeamento
As obras do lote 8, referentes à construção das estações de bombeamento do Eixo Norte, localizadas no município de Cabrobó (PE), do Projeto de Integração do Rio São Francisco, deverão ser iniciadas até o final de outubro. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou nesta quarta-feira (5), o contrato de serviço com as empresas contratadas para as obras. O investimento será de R$ 275,9 milhões.
Ao todo, serão construídas três grandes estruturas. A maior delas, a estação de bombeamento 3, terá 90 metros de altura. As estações são responsáveis por bombear a água quando há um desnível de terreno. No caso do Eixo Norte do Projeto São Francisco, o bombeamento ocorrerá logo após a captação do rio São Francisco, em Cabrobó (PE), e a água seguirá o seu curso por gravidade até o Rio Grande do Norte.
Seis lotes já apresentam ritmo adequado de obra: os canais de aproximação; o lote 3, em Salgueiro (PE); o lote 14, em São José de Piranhas (PB); o lote 11, em Custódia (PE) e o lote 6, em Mauriti (CE). Sendo que, este último, já possui mais de mil funcionários contratados.
Segundo o Ministério da Integração, as obras de cinco lotes, em Cabrobó (PE), Salgueiro (PE), Custódia (PE), Sertânia (PE) e em Floresta (PE) seguem em ritmo lento, mas deverão ter seus trabalhos normalizados nas próximas semanas. O lote 5, referente a construção das sete barragens, em Jati (CE), terá seu edital de licitação publicado neste ainda em outubro.
Os lotes que de Verdejante (PE); São José de Piranhas (PB), e Floresta(PE) estão paralisados. Esses trechos aguardam a finalização das negociações dos contratos e dos levantamentos necessários à licitação de serviços.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
05/10/2011 20:18
Artigos Relacionados
Obras em estações de bombeamento do Projeto São Francisco avançam, diz ministério
Mato Grosso iniciará primeira etapa de obras do aeroporto Marechal Rondon
Projeto instala estação de bombeamento este mês
Obras do Projeto São Francisco são intensificadas
Integração Nacional vistoria obras do Projeto São Francisco em Custódia (PE)
Cerca de R$ 134,8 milhões serão investidos em obras do Projeto São Francisco