Obras inéditas celebram o centenário de Vinícius de Moraes



A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 19 de novembro a 6 de janeiro, a exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”, que reúne desenhos e canções inéditas, criados por músicos como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Toquinho. As composições – instrumentais ou letradas – foram inspiradas no poema de Vinícius “O Haver”, que dá nome à mostra. Com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal, a mostra comemora os 100 anos de nascimento de Vinícius de Moraes e chega ao Rio após passar pela Caixa Cultural Salvador.

Convidados pelo artista gráfico Elifas Andreato, grandes nomes da música brasileira se uniram para celebrar a obra de Vinicius de Moraes, com música e artes plásticas. Zeca Baleiro, Carlinhos Vergueiro, Teresa Cristina, Edvaldo Santana, Badi Assadi, Celso Viafora, Chico Cesar, Gabriel o Pensador, Renato Teixeira e Antonio Nóbrega, completam o time de artistas participantes das oficinas que resultaram nos desenhos e composições expostos.

Além da mostra, a experiência se materializou também em DVD, catálogo e um site, que detalha o processo de produção (www.ohaver.com.br). “Esse projeto é uma questão de honra para mim”, explica Elifas, idealizador e curador da mostra. “Mesmo que tardio, ele serve para saldar, ao menos, uma parte da impagável dívida que tenho com Vinicius”, completa. Ele credita ao compositor o privilégio de ter formado uma família, contando que, para criar a capa do disco de Vinicius e Toquinho, ouviu a música “O Filho que Eu Quero Ter” e descobriu a importância de ter filhos.

A exposição inclui um programa com ações educativas, que valorizam a relação das obras expostas com o visitante. Num espaço que recria as oficinas realizadas por Elifas Andreato, serão oferecidos, aos visitantes, materiais similares aos utilizados pelos artistas (lápis, aquarela e perfis de Vinicius de Moraes). Esse ambiente também estará disponível para visitação, com a mediação dos educadores da mostra.

Sobre Elifas Andreato

Com quase 50 anos de carreira, o artista gráfico, cenógrafo e jornalista Elifas Andreato é considerado um dos mais importantes capistas e um dos nomes mais importantes das artes gráficas do país. Ele produziu capas de disco para quase todos os grandes nomes da música popular, como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa e Elis Regina, só para citar alguns. Atualmente, entre muitas outras atividades, é diretor editorial da revista Almanaque Brasil, publicação sobre cultura brasileira.

Informações e entrevistas

Márcio Martins – [email protected] / Carolina Feital – [email protected] – (21) 2544-6203

Serviço

Exposição “O Haver – Pinturas e Músicas para Vinicius”

Abertura: 19 de novembro de 2013 (terça-feira), às 19h

Visitação: de 19 de novembro de 2013 a 6 de janeiro de 2014 (de terça-feira a domingo)

Horário: das 10h às 21h

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Entrada franca

Agendamento de visitas mediadas em grupo: [email protected]

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Clique aqui para ver a programação completa da Caixa Cultural

Fonte:
Caixa Econômica Federal



13/11/2013 12:25


Artigos Relacionados


Congresso celebra centenário de nascimento de Vinicius de Moraes

Musical homenageia Vinicius de Moraes no Rio

Vinícius de Moraes é homenageado na TV Cultura

Os sambas de Vinícius de Moraes na Rádio Senado

Congresso Nacional homenageia Vinícius de Moraes

Vinicius de Moraes completaria 100 anos neste sábado (19)