ODACIR ANUNCIA PROGRAMA DO NOVILHO PRECOCE EM RONDÔNIA



O senador Odacir Soares (PTB-RO) anunciou o lançamento, em Rondônia, do Programa do Novilho Precoce, destinado a elevar os índices de produtividade do rebanho bovino, melhorando sua qualidade genética e adotando técnicas que permitam a obtenção de um produto precoce e de maior peso para o abate. O programa é promovido pela Secretaria de Agricultura e da Reforma Agrária (Seagri), de Rondônia, e através dele o governo do estado criou um incentivo de 50% do imposto devido para os animais abatidos em frigoríficos credenciados e que atingirem as metas de peso e idade.

- Essa iniciativa irá beneficiar pecuaristas e produtores de modo geral, além de técnicos e firmas do ramo pecuário e de planejamento e, devido a maior oferta de carne, a população também será beneficiada - afirmou.

Odacir Soares citou dados do IBGE sobre a pecuária rondoniense, destacando que o efetivo bovino no seu estado aumentou de 20.249 cabeças, em 1973, para 176.221, em 1979, o que corresponde a uma taxa geométrica de crescimento da ordem de 35,1% ao ano. Ele acrescentou que, a partir da década de 90, o tamanho do rebanho de Rondônia passou dos 2 milhões de cabeças, tendo alcançado, em 1995, 4,5 milhões bovinos.

O senador lembrou ainda outros projetos especiais, como o Programa de Redistribuição de Terras e Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste (Proterra) e o Programa de Desenvolvimento de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia (Poloamazônia), que no final dos anos 70 aumentaram significativamente o volume de crédito na pecuária.



30/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR ANUNCIA REDUÇÃO NOS CASOS DE MALÁRIA EM RONDÔNIA

ODACIR APLAUDE TRABALHO DA CEPLAC EM RONDÔNIA

ODACIR DEFENDE MEDIDAS ADOTADAS EM RONDÔNIA

ODACIR DESTACA ATUAÇÃO DA EMBRAPA EM RONDÔNIA

ODACIR: RONDÔNIA FOI ESQUECIDO PELO PRONAF

ODACIR AFIRMA DISPOSIÇÃO EM CONTINUAR LUTA POR RONDÔNIA