ODACIR: RONDÔNIA FOI ESQUECIDO PELO PRONAF
O senador Odacir Soares (PFL-RO), denunciou que, em Rondônia, até o Banco do Brasil pede aos técnicos da Emater que não divulguem o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), porque não há dinheiro para emprestar aos pequenos produtores. Ele lamentou a concentração dos financiamentos do Pronaf na região Sul.
- Atéo final de setembro do ano passado, o Programa havia aplicado em Rondônia apenas R$ 1.330,20, pouco mais de dez salários mínimos. No mesmo período, a região Sul recebeu R$ 42,9 milhões - comparou o senador.
Depois de mostrar a importância de se apoiar a agricultura familiar, que responde por 75% de todas as propriedades rurais do país, Odacir Soares lamentou que até os sem-terra conseguem financiamentos em melhores condições que os produtores que trabalham a terra "há anos com suas famílias".
Os sem-terra obtêm financiamentos com juros de 6% ao ano e podem ter um desconto da metade da dívida se não atrasarem as prestações. Já os pequenos agricultores familiares têm de pagar os 6% ao ano mais a metade da Taxa de Juros de Longo Prazo. Esses pequenos agricultores nunca têm desconto, conforme o senador.
Odacir Soares pediu ao ministro da Agricultura que libere recursos do Pronaf para Rondônia, ponderando que o estado é ocupado quase que só por pequenos agricultores, que receberam terras nos assentamentos do Incra. Ele solicitou ainda a instalação de uma agência do Banco Nacional da Agricultura Familiar (BNAF) em Rondônia.
13/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ODACIR ALERTA QUE RECURSOS DO PRONAF NÃO CHEGAM AO CAMPO
ODACIR APLAUDE TRABALHO DA CEPLAC EM RONDÔNIA
ODACIR DEFENDE MEDIDAS ADOTADAS EM RONDÔNIA
ODACIR DESTACA ATUAÇÃO DA EMBRAPA EM RONDÔNIA
ODACIR AFIRMA DISPOSIÇÃO EM CONTINUAR LUTA POR RONDÔNIA
ODACIR REIVINDICA MAIS RECURSOS DO FNO PARA RONDÔNIA