ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA
Ao registrar o 25º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), transcorrido no dia 5 de maio, o senador Odacir Soares (PTB-RO) manifestou a importância do órgão no desenvolvimento do sistema produtivo e da economia brasileira. Ele informou que durante a celebração, várias novidades foram apresentadas.
- Uma das principais foi a assinatura de um convênio entre o Departamento de Agricultura americano (Usda) e a Embrapa para a instalação de um laboratório virtual da empresa brasileira nos Estados Unidos - disse.
Odacir adiantou que o laboratório contará inicialmente com uma equipe de seis pesquisadores, e vai utilizar toda a infra-estrutura da Usda. Durante a solenidade, foi lançado um tipo de milho selecionado, destinado especialmente à agricultura familiar. Também foi divulgado um processo para produzir snacks (refeição leve) a partir de raspa de mandioca, uma máquina portátil para colher café e duas variedades de manga e soja, além de livros e vídeos.
O destaque da celebração dos 25 anos da Embrapa, na opinião de Odacir, foi a homenagem prestada a pesquisadores da empresa e de instituições ligadas ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Foram premiados o professor Jesus Santiago Moura, da Universidade Federal do Paraná, e o pesquisador Elêusio Curvêlo Freire, da Embrapa Algodão.
O professor Jesus Moura, que já tem 85 anos de idade, foi premiado por ter dedicado sua vida à pesquisa científica na área de ciências naturais. Elêusio Freire fez jus à homenagem pelo trabalho na cotonicultura nordestina e dos cerrados, que contribuiu para evitar o colapso da economia algodoeira e proporcionou maior estabilidade de emprego e renda para os produtores da região.
22/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EUCATUR
ODACIR SOARES COMEMORA ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
ODACIR SOARES DESLIGA-SE DO PFL E INGRESSA NO PTB
EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA ODACIR SOARES
ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES
ODACIR SOARES ELOGIA RELATÓRIO DO BNDES