ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EUCATUR



A saga do empresário Assis Gurgacz, que, ao lado da esposa Nair Venturim Gurgacz, deixou o estado do Paraná para fundar a Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo (Eucatur), em Rondônia, foi tema de pronunciamento do senador Odacir Soares (PTB-RO).

- Há 34 anos, quando Rondônia figurava no mapa do Brasil apenas como um território longínquo da Amazônia Ocidental, este casal paranaense, da próspera cidade de Cascavel, inaugurava uma saga que garantiria o progresso e o desenvolvimento a várias regiões do país, principalmente o de nosso estado - observou Odacir.

De acordo com o testemunho de Odacir Soares, para adquirir seu primeiro veículo - um ônibus Mercedez Benz de 1956, com 25 lugares -, o empresário paranaense teve que vender 10 alqueires de terra e seis cabeças de gado. O primeiro percurso foi Cascavel/ Santa Tereza, no dia 31 de março de 1964.

- Em 1972, partia de Cascavel para Rondônia o primeiro ônibus da empresa Eucatur. Era apenas um por mês. Nele embarcavam emigrantes esperançosos de construir uma nova e rica fronteira agrícola brasileira - registrou o senador.

Odacir disse que hoje a Eucatur possui uma estrutura operacional com garagens, agências de turismo, pontos de apoio e de paradas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima. "São cerca de 5 mil funcionários e 1.700 veículos de transporte de passageiros e de cargas", completou.



02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES REGISTRA ANIVERSÁRIO DA EMBRAPA

ODACIR SOARES COMEMORA ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

ODACIR SOARES DESLIGA-SE DO PFL E INGRESSA NO PTB

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE PARA ODACIR SOARES

ODACIR SOARES PROPÕE REDUÇÃO DE POLUENTES

ODACIR SOARES ELOGIA RELATÓRIO DO BNDES