OEA deve rever decisão que pede paralisação de Belo Monte, diz secretário-geral



O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, informou que é provável que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) revise sua decisão sobre Belo Monte, alterando a solicitação feita ao governo brasileiro, no início de abril, para que as obras da hidrelétrica no Rio Xingu fossem paralisadas. As informações são da BBC Brasil.

"Como vai revisar eu não posso dizer, porque não estou autorizado. Espero que o faça, sinceramente", disse Insulza. "Acho que, quando falamos de algo com a envergadura de Belo Monte, as coisas provavelmente teriam que ser vistas e conversadas com muito mais calma".

Em visita ao Rio de Janeiro para o Fórum Econômico Mundial da América Latina, encerrado na última sexta-feira (29), Insulza ressaltou que a solicitação para interromper as obras de Belo Monte partiu da CIDH, órgão "completamente autônomo" da OEA.

O secretário-geral disse ainda acreditar numa integração econômica plena da América do Sul, mas acredita que o movimento esteja basicamente nas mãos do Brasil, a quem caberia fazer "uma convocação conjunta" aos países da região.


Fonte:
Agência Brasil



04/05/2011 21:03


Artigos Relacionados


Advocacia-Geral da União defende usina de Belo Monte na ONU

AGU contesta decisão que suspendeu instalação da Usina de Belo Monte

Troca de ministro não deve alterar leilão de Belo Monte

Lobão diz que licença de Belo Monte deve sair no próximo mês

Aneel: Consórcio Belo Monte deve entregar documentos na terça

Licença do Ibama para instalação de obras de Belo Monte deve sair ainda este ano