OEA quer acesso das mulheres à Justiça e proteção em casos de violência



A garantia de acesso das mulheres à Justiça e a ampliação de centros de referência e casas-abrigo para mulheres vítimas de violências são algumas das recomendações feitas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) aos países-membros durante a 4ª Conferência de Estados-Partes da Comissão Interamericana de Mulheres da OEA, que ocorre em Washington, nos Estados Unidos.

De acordo com a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, as recomendações fazem parte do relatório aprovado na segunda-feira (16) pelos países que participam da conferência. O documento avaliou os mecanismos adotados pelos países para implementar as recomendações da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, conhecida como Convenção Belém do Pará.

A delegação brasileira é chefiada pela ministrada da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Nesta terça, durante a reunião das ministras de Estado, Eleonora apresentou os investimentos feitos pelo País no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher e destacou ainda a aplicação da Lei Maria da Penha.

Segundo Aparecida Gonçalves, a ministra solicitou à OEA que no próximo fórum sobre o tema, que ocorrerá na Costa Rica, em julho, o Brasil tenha uma mesa para discutir a questão da estrutura de Estado. “A ministra pediu isso, porque temos dez ministras, uma presidenta da República, além de várias mulheres ocupando cargos de destaque. O Brasil tem uma experiência para apresentar ao mundo”, afirma Aparecida.

Durante a conferência, o Brasil foi elogiado por ser um dos únicos a implementar medidas de proteção de urgências recomendadas pela OEA. “Também elogiaram a decisão da constituição da Lei Maria da Penha e a decisão mais recente do Supremo Tribunal Federal sobre anencefalia. Essas duas questões foram muito bem aceitas aqui em Washington”, disse a secretária.

Fonte: Agência Brasil 



17/04/2012 19:45


Artigos Relacionados


Serys lembra casos de violência praticada contra as mulheres

Álcool está associado a 30% dos casos de violência doméstica e sexual contra mulheres

Oficinas debatem proteção do consumidor e acesso à Justiça

Acordo entre governo e tribunais de Justiça vai agilizar julgamento de casos de violência no Norte

Número de varas da Justiça para casos de violência doméstica em debate na Rádio Senado

Justiça lança edital para selecionar projetos Mulheres da Paz e Proteção de Jovens