Oficina reúne mais de 1,5 mil pessoas para discutir inclusão digital
Mais de 1,5 mil pessoas de todo o Brasil passaram pelo Centro de Convenções de Vitória, no Espírito Santo, durante os três dias da 10ª Oficina para Inclusão Digital. O evento, promovido pelo Ministério das Comunicações em parceria com o governo do Espírito Santo e a prefeitura de Vitória, contou com mais de 90 atividades, entre plenárias, debates e oficinas práticas.
Quem compareceu ao Centro de Convenções de Vitória entre os dias 5 e 7 de dezembro teve a oportunidade de participar de uma série de oficinas práticas sobre recondicionamento de computadores, produção de vídeos jornalísticos, uso de redes sociais e cinema de guerrilha, por exemplo. O coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti, ministrou a oficina sobre rádios comunitárias, na qual apontou a possibilidade de, por meio da internet, realizar esta modalidade de radiodifusão.
A 10ª Oficina para Inclusão Digital foi o palco de importantes debates entre governo e sociedade civil sobre os rumos de projetos de inclusão digital em andamento no País. Representantes de governo, estudantes, acadêmicos, gestores e tutores e usuários de telecentros discutiram cultura, educação e formação em tempos de Facebook, smartphones e tablets.
Também entraram na pauta de discussão o Programa Nacional de Apoio a Inclusão Digital nas Comunidades, mais conhecido como Telecentros.BR, e o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Em relação ao desafio de definir o conceito de cidade digital, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, adiantou que o assunto entrará em consulta pública para definir os parâmetros do programa a ser lançado pelo ministério, até o fim deste ano.
A secretária de Inclusão Digital também aproveitou a oficina para anunciar a criação do Fórum de Articulação das Ações de Inclusão Digital do Governo Federal. O grupo reúne 22 instituições que desenvolvem projetos de inclusão digital na esfera pública federal. Entre os objetivos do fórum está o de incentivar e disseminar as boas práticas no setor. Para Lygia Pupatto, “o objetivo final é potencializar realmente as ações e, mais ainda, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
Fonte:
Ministério das Comunicações
09/12/2011 10:50
Artigos Relacionados
Oficina reúne jovens para discutir participação cidadã
Memorial da Inclusão realiza oficina para pessoas com deficiência
Governo e sociedade promovem oficina pela inclusão digital
Oficina reúne lideranças indígenas para discutir sobre medicinas tradicionais
Meio Ambiente: Oficina reúne representantes da comunidade para discutir a implantação do Parque Tizo
Livro reúne dicas para inclusão de pessoas com deficiência