Governo e sociedade promovem oficina pela inclusão digital



O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Duarte Filho, ressaltou a importância das políticas públicas de inclusão social na redução das desigualdades, em discurso na abertura da 12ª Oficina para a Inclusão Digital e Participação Social, em Brasília (DF). Segundo o secretário, nos últimos dez anos a ciência, tecnologia e inovação (CT&I) foram importantes ferramentas nesse processo.

“Tivemos um papel muito grande nas políticas nacionais que promoveram a inclusão social e que elevaram muitas pessoas que estavam abaixo da linha da pobreza a uma situação bem melhor”, afirmou. O evento começou nesta quarta (11) e segue até sexta-feira (13),.

Confira a programação do evento

A oficina reúne autoridades do governo federal, acadêmicos e sociedade civil, com o objetivo de debater e pensar os rumos de um projeto de inclusão digital e participação social.

Para o secretário do MCTI, o evento propicia um ambiente de construção coletiva de políticas públicas de inclusão social. “Ouvindo os anseios da sociedade podemos construir novas políticas públicas que vão levar a uma inclusão social maior no Brasil, para que a gente possa construir um País melhor. E esse é nosso desejo, é essa a mensagem do ministro [Marco Antonio] Raupp”, disse.

Tecnologias sociais e participação

As ações da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) foram apresentadas antes da solenidade de abertura da 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social. O secretário Oswaldo Duarte Filho participou da mesa de debate “Tecnologias sociais e participação”.

Ela destacou a evolução dos investimentos feitos pelo MCTI na inclusão social. Em 2013, segundo o secretário, foram aplicados R$ 174 milhões. O valor recorde, distribuído em 13 editais, representa mais que o triplo do montante disponibilizado no ano anterior, cerca de R$ 50 milhões. “A expectativa é que no ano que vem a gente possa alcançar um número ainda maior”, completou.

Também participou do debate o professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Dagnino. Ele defendeu a articulação entre governo federal e sociedade para a construção de um projeto de inclusão. “A tecnologia social é uma coisa que nós vamos fazer juntos, a universidade com o pouco que ela sabe e o movimento social com o que ele aprendeu, inclusive com a exclusão. Nós queremos o conhecimento da lavadeira, da moça da favela, de todos”.

Agenda de governo

Na opinião do secretário-geral da Secretaria da Presidência da República, Diogo de Sant’Ana, os temas digitais estão na agenda política de todos os chefes de Estado, principalmente na da presidenta da República, Dilma Rousseff.

Ele acrescentou que eventos como a Oficina para a Inclusão Digital e Participação Social são “uma oportunidade de fazer com que as ferramentas que o governo federal tem construído, como o Gabinete Digital, o ParticipaBr, e outros mecanismos, sejam avaliadas e discutidas pela sociedade.”

Diogo de Sant’Ana disse ainda que a presidenta Dilma definiu como prioridade a aprovação do Marco Civil da Internet. “A presidenta assumiu o compromisso de fazer do Marco Civil da Internet uma das prioridades definitivas do governo federal no Congresso Nacional”, afirmou.

Também participou da cerimônia de abertura a representante do Coletivo Digital, Beá Tibiriçá. Ela detalhou quais os objetivos dos movimentos sociais. “Queremos chamar o governo ao diálogo, temos um projeto importante que vai continuar. Buscamos um projeto de inclusão digital construído no dia a dia com cada uma das comunidades”, afirmou.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



12/12/2013 18:37


Artigos Relacionados


Oficina reúne mais de 1,5 mil pessoas para discutir inclusão digital

Esforço pela inclusão digital é destacado em homenagem aos 45 anos do Serpro

Modelo de inclusão digital: Acessa SP é premiado pela Fundação Bill Gates

Mercadante pede aprovação pela Câmara de projetos de sua autoria sobre inclusão digital

Governo terá de investir em inclusão digital

Governo promove inclusão digital de deficientes visuais