ONGs apresentam projetos ambientais à Sabesp



Um deles prevê o plantio de 60 mil árvores em propriedades rurais

Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Instituto Ipê denomina-se Nascentes Verdes – Rios Vivos, segundo seu diretor-executivo, Eduardo H. Ditt. Contempla três componentes: biodiversidade, educação ambiental e restauração florestal – sendo esse o mais diretamente relacionado com a Sabesp. A meta inicial é plantar 60 mil árvores, mas isso pode ser ampliado após a parceria. Doze proprietários rurais cederam suas terras para a realização do plantio.

Gianmarco Bisaglia, diretor-administrativo da Associação Terceira Via, apresentou a sua entidade e os projetos concebidos por sua equipe profissional, com ênfase no Mata Ciliar e Parque Ambiental Mangue Seco, ambos em Joanópolis. Segundo Bisaglia, o meio ambiente deve ser encarado como grande cadeia produtiva, como gerador de emprego e renda, além de estimular a promoção de empreendimentos. “Qualquer projeto ambiental tem de pensar no que pode gerar enquanto negócio”, explicou.

A contribuição das florestas na manutenção dos reservatórios foi um dos tópicos abordados pelo engenheiro florestal Gilberto Tiepolo, representante do The Nature Conservancy, organização com atuação no País desde 1988 e responsável pela recomposição de áreas no município de Piracaia.

A coordenadora da Rede das Águas e do SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, focou parte de sua apresentação no projeto Águas das Florestas Tropicais, trabalho desenvolvido em parceria com a Coca-Cola, grupo industrial que tem na água uma de suas principais matérias-primas. Uma das ramificações do projeto é o reflorestamento, num prazo de cinco anos, de 3 mil hectares na microbacia do Rio Piraí, que abrange os municípios de Cabreúva, Itu, Salto e Indaiatuba.

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)



01/30/2008


Artigos Relacionados


O pacote da Sabesp Soluções Ambientais

Sabesp entra no mercado de soluções ambientais

Sabesp lança área de soluções ambientais

Programa da Sabesp para reciclagem do óleo de fritura evita acidentes ambientais

Senadores apresentam 560 projetos de lei em 2013

Projetos ambientais vão beneficiar o Rio Grande do Sul, diz Paim