ONGs lançam estímulo à criação de reservas corporativas no Brasil



Uma iniciativa do Instituto Ecofuturo, criado no Brasil em 1999, pretende estimular as empresas brasileiras a criarem áreas protegidas em terras privadas, dentro do conceito das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), reconhecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A idéia é que elas assumam o compromisso de conservar a natureza, garantindo sua proteção.


O instituto está lançando, em parceria com a organização não governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas. Segundo a coordenadora de Terras Privadas da TNC, Giovana Baggio de Bruns, além de ficar isenta do Imposto Territorial Rural (ITR) da área, a empresa fará a conservação daquele remanescente de área natural, seja na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga, em todos os biomas.

 

Cada reserva particular teria um plano de manejo que pode envolver a comunidade do entorno. O programa de incentivo é gratuito e de adesão voluntária. Em um segundo momento, a intenção das duas organizações é lançar um novo programa, abrangendo também os pequenos e médios empresários.

 

Fonte:
Agência Brasil



12/08/2010 07:42


Artigos Relacionados


MinC e Funarte lançam Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo

Capes e CNPq lançam programa para estímulo à mobilidade acadêmica

ONGs brasileiras lançam plataforma contra criminalização do aborto

ONGs lançam o Cidades Sustentáveis com propostas para candidatos nas eleições municipais

Ana Júlia elogia criação de reservas extrativistas

Aprovado estímulo à criação de cooperativas