ONU auxiliará governo na produção de estudos sobre Brasil Sem Miséria



Os indicadores da pobreza extrema elaborados pelo governo, que seriam avaliados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e os institutos de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , terão um reforço agora, com a participação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A comissão, criada em 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, busca incentivar a cooperação econômica entre os 48 países membros. 

Na parceria, a comissão fica responsável por examinar as diferenças entre a mensuração da extrema pobreza por meio das pesquisas Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e de Orçamentos Familiares (POF), do Censo Demográfico e do Cadastro Único paras Programas Sociais. 

Nessa avaliação a comissão vai avaliar as variáveis entre essas sondagens, como o tipo de levantamento estatístico que usam , o período de coleta que escolhem , o fluxo de perguntas relacionadas a rendimento no questionário, além de comparar o tamanho e abrangência da amostra de cada um.

Para o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes de Sousa, é importante que a sociedade saiba, desde o início, os dados sobre os quais o governo será cobrado. “É preciso ter clareza sobre os indicadores pelos quais seremos avaliados”, destaca.

De acordo com o presidente em exercício do Ipea, Jorge Abrahão, a parceria com a ONU será importante na definição da metodologia que será utilizada na aferição de quantos brasileiros sairão da linha da extrema pobreza. 

O Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo MDS, tem como meta retirar da extrema pobreza 16,2 milhões de brasileiros que vivem com até R$ 70 de renda per capita mensal. Para isso atuará em três eixos: transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



20/06/2011 17:20


Artigos Relacionados


Cadastro Nacional de Endereços auxiliará na produção de pesquisas domiciliares

Estudos sobre produção legislativa e políticas públicas estão à disposição dos cidadãos

Governo do Piauí se alia ao Brasil Sem Miséria

Governo lança Brasil sem Miséria no Piauí

Governo lança Brasil Sem Miséria na região Sul

Governo lança Plano Brasil sem Miséria