ONU confirma brasileiro como novo chefe da missão de paz no Haiti
O militar brasileiro Fernando Rodrigues Goulart será o novo comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah), em substituição ao major general Luiz Ramos. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, confirmou o nome de Goulart como chefe da missão.
Ki-moon elogiou Ramos por sua "dedicação, profissionalismo e liderança, críticos para os esforços de estabilização no Haiti". Em comunicado, a ONU informou ainda que Goulart é um profissional de "carreira militar distinta, detendo numerosos comandos e posições hierárquicas sênior".
O novo comandante da Minustah foi observador militar da missão da ONU em Moçambique, conhecida pela sigla Onumoz, em 1993, e mais recentemente no Nepal. De 2008 a 2010, ele trabalhou no Departamento de Operações de Manutenção de Paz da ONU, como oficial de ligação sênior na divisão Europa e América Latina.
A Minustah foi criada em 2004 e, desde o começo, as tropas da ONU são lideradas por um oficial brasileiro. Além disso, o Brasil sempre colaborou com o envio de militares para integrar as forças de paz. Até o momento, não há ainda a definição de prazos para a retirada dos militares estrangeiros do Haiti. A comunidade internacional colabora com o governo do presidente haitiano, Michel Martelly, para a reconstrução do país.
Fonte:
Agência Brasil
Militares brasileiros ajudam a melhorar situação sanitária do Haiti
Brasil doa 4 milhões de vacinas ao Haiti
27/03/2012 20:11
Artigos Relacionados
ONU nomeia um novo general brasileiro para comandar as Forças de Paz no Haiti
Marinha envia novo contingente brasileiro para missão de paz no Líbano
Diário Oficial confirma Fernando Furlan como novo presidente do Cade
Senado confirma Augusto César Leite de Carvalho como novo ministro do TST
Aprovada nova chefe de missão diplomática na União Europeia
CRE aprova ida de missão de senadores ao Haiti