ONU nomeia um novo general brasileiro para comandar as Forças de Paz no Haiti



O general-de-brigada Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira assumiu na noite desta quarta-feira (30), em Porto Príncipe, Haiti, o cargo de Force Commander (comandante militar) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31), pelo Ministério da Defesa. Ramos é o oitavo militar brasileiro a ocupar o posto. 

Desde abril de 2004, quando a missão foi criada por resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), o posto de Force Commander é sempre ocupado por um oficial brasileiro, em razão de ser o Brasil o país que tem o maior efetivo (cerca de 2.200 militares) entre todos os que integram a missão de paz no Haiti.

O general Ramos assume o posto em um momento delicado: a democracia não se encontra consolidada, as eleições presidenciais ainda não foram concluídas e a economia ainda sofre os efeitos do terremoto que devastou o país caribenho. Nesse ambiente, o Force Commander é a autoridade que garante o apoio ao fortalecimento do estado de direito e às ações de manutenção da paz e de assistência humanitária.

A cerimônia de passagem de comando aconteceu em um pátio do Batalhão Brasileiro do Haiti, o Brabatt 1. O general Ramos substituiu o general-de-brigada Luiz Guilherme Paul Cruz, que chefiou o comando militar da Minustah por mais de um ano. Estiveram presentes na solenidade de transmissão de cargo o chefe da Minustah, Edmond Mulet e o embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman, além de outras autoridades internacionais e haitianas.

Antes de assumir o cargo de Force Commander da Minustah, o general Ramos foi comandante da 8ª. Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas (RS). Carioca, o general Ramos chefiou o Departamento de Educação e Cultura do Exército, sediado no Rio de Janeiro, foi adido militar em Israel e chefiou o Estado-Maior da Brigada de Infantaria Paraquedista (Rio de Janeiro, RJ).

Após consulta realizada pela ONU, o governo brasileiro aceitou participar da Missão de Paz da ONU no Haiti em 2004. Essa participação das Forças Armadas brasileiras, porém, só foi oficializada pelo Decreto Legislativo n° 207, de 19 de Maio de 2004. Assim como os demais países que compõem o efetivo militar das Nações Unidas no Haiti, o Brasil, a cada seis meses, substitui todo o contingente brasileiro que faz parte da Minustah.

 

Fonte:
Ministério da Defesa

 

31/03/2011 19:07


Artigos Relacionados


General Jaborandy é nomeado pela ONU para comandar missão de paz

ONU confirma brasileiro como novo chefe da missão de paz no Haiti

Ministro da Defesa recebe oficiais que vão comandar unidades militares no Haiti

Cristovam pede que governo 'não puxe o tapete' de brasileiro indicado para comandar a FAO

General diz que Brasil "marca posição" com distribuição de comida no Haiti

Dalva Maria Mendes se torna a primeira oficial-general das Forças Armadas do Brasil