Operação da PF desmonta esquema de adulteração de combustíveis em três estados



A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta quarta-feira (21) em Guarapuava (PR) documentos fiscais e contábeis, extratos bancários, veículos, cheques e dinheiro que serão úteis no inquérito policial federal que investiga uma quadrilha que adulterava combustíveis e sonegava tributos federais e estaduais. 

Os crimes eram cometidos em rede de postos de combustível no Paraná, em Santa Catarina e São Paulo. Cerca de 400  servidores, entre policiais federais, civis e militares e agentes da Receita Federal estão trabalhando na Operação Hidra, que deverá prosseguir até que sejam cumpridos os 93 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Guarapuava.

Segundo o delegado Maurício Todeschini, em um mesmo estabelecimento foram encontrados documentos referentes a 20 empresas, ficando configurado o crime de constituir, na mesma cidade, estabelecimentos diferentes, com alterações de endereço, em nome de supostos laranjas, com diferentes inscrições do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

"Em dinheiro, cheques e notas promissórias foram apreendidos R$ 2 milhões.Várias pessoas estão sendo ouvidas  no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e na Polícia Federal, mas até agora ninguém foi preso", informou Todeschini. A polícia suspeita que esses crimes cheguem a R$ 500 milhões.

A quadrilha agia em Santa Catarina, São Paulo e, principalmente, no Paraná, no município de Guarapuava, a 250 quilômetros de Curitiba, base da organização criminosa.

Estão sendo executadas várias medidas judiciais cautelares de bloqueio de contas bancárias e de sequestro de bens móveis e imóveis em nome dos principais envolvidos e de empresas utilizadas para ocultação dos recursos obtidos com as práticas ilícitas.

O que a polícia apurou até agora é que o esquema criminoso  era comandado por um núcleo familiar de Guarapuava.

Nos últimos anos, a quadrilha praticou e vai responder pelos crimes de sonegação de tributos estaduais e federais em rede de postos de gasolina, adulteração de combustíveis, fraude à execução fiscal, blindagem patrimonial, ocultação de bens e direitos, além de possível evasão de divisas.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre outras operações recentes da Polícia Federal:

Receita Federal e PF desmontam quadrilha no Porto de Santos

PF faz operação para reprimir aborto ilegal e uso de medicamentos proibidos em hospital público


Operação apreende 100 mil pacotes de cigarros ilegais na fronteira com Paraguai


Operação Gaia combate venda ilegal de lotes de assentamentos em Mato Grosso do Sul


PF prende 20 envolvidos em exploração de caça-níqueis


PF prende 11 pessoas no Rio de Janeiro em operação contra tráfico de drogas



21/03/2012 18:40


Artigos Relacionados


Operação da Corregedoria de SP desmonta esquema de fraude no Detran.SP

PF desarticula esquema de falsificação de moeda em três estados do Nordeste

PF faz operação em cinco estados para desmontar esquema de tráfico de cocaína

Aprovada proposta para combater adulteração de combustíveis

PATROCÍNIO ALERTA PARA GRAVIDADE DA ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

PF desmonta esquema que fraudava salário-maternidade