Receita, PF e MPF desarticulam esquema de importações fraudulentas da China
A Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quinta-feira (2) a Operação Sobrecarga, com o objetivo de desmantelar uma rede de empresas suspeitas de fraudes na importação de produtos de origem chinesa, utilizando os portos do Rio de Janeiro.
As investigações duraram cerca de um ano e identificaram indícios da prática de vários crimes, tais como contrabando, descaminho, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
As empresas investigadas são suspeitas de subfaturar o preço de produtos importados da China, utilizar empresas constituídas em nome de laranjas e enviar divisas ao exterior de maneira ilegal.
A operação contou com a participação de 40 servidores da Receita Federal e 120 policiais federais que cumpriram 34 mandados judiciais de busca e apreensão e cinco mandados de prisão no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Estima-se que o grupo de empresas investigadas opere com uma margem de subfaturamento na importação de cerca de 60% e que tenha sonegado cerca de R$ 30 milhões em tributos.
Fonte:
Receita Federal
02/12/2010 14:20
Artigos Relacionados
PF e Receita desarticulam esquema de fraudes em importações
Operação desarticula esquema de importações fraudulentas e sonegação fiscal
Receita Federal alerta contribuintes sobre correspondências fraudulentas
Receita Federal e PF desarticulam quadrilha especializada em fraudes ao Imposto de Renda
Camex prorroga antidumping sobre importações da China
Prorrogado antidumping para importações de cadeados da China