Operação do Ibama apreende madeira ilegal da Amazônia em Minas Gerais



A segunda edição da operação Guardiões das Montanhas, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizou esta semana dois pátios no município de Rio Pomba, em Minas Gerais, com 2,2 mil m³ de madeira serrada, em sua maioria, originária da Amazônia, e contendo ainda quatro espécies ameaçadas de extinção ou imunes de corte: castanheira, cerejeira, mogno (Amazônia) e imbuia (sul do Brasil). Deste total, 1.510,9 m³ sem cobertura legal foram apreendidos. Os locais pertencem à Madeireira Rio Pomba Ltda.

Segundo o coordenador da operação, Aristides Neto, a empresa foi multada em mais de R$ 453 mil, cerca de R$ 300 por metro cúbico de madeira. A área foi escolhida pela importância da movimentação de madeira na região. Pelos dados do Documento de Origem Florestas (DOF) do Ibama, o polo moveleiro de Ubá consome anualmente em média 20 mil m³ de madeira nativa da Amazônia, valor considerado bastante expressivo.

A operação Guardiões das Montanhas II está fiscalizando o polo moveleiro compreendido nos municípios de Ubá, Piraúba, Rio Pomba e Tocantins (Zona da Mata Mineira). Estão sendo vistoriados serrarias, marcenarias e depósitos de madeira. O objetivo principal é coibir a cadeia produtiva de madeira ilegal, principalmente, da madeira oriunda do norte do País. Participam da operação servidores do Ibama, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e do Instituto Estadual de Florestas.

 

Fonte:
Ibama



13/04/2011 17:10


Artigos Relacionados


Ibama apreende madeira ilegal em Mato Grosso

Fiscalização apreende madeira ilegal no Mato Grosso

Polícia apreende carga ilegal de madeira em Rio Preto

Amir Lando denunciará ao Ibama coleta ilegal de madeira em Rondônia

PF apreende cerca de 270 kg de maconha em Minas Gerais

PF prende seis e apreende 35 kg de cocaína em Minas Gerais