Operação Oriente apreende nove toneladas de mercadorias ilegais



Foram fiscalizados depósitos na região do Brás

Nove toneladas de mercadorias irregulares apreendidas. Este é o saldo da primeira etapa da Operação Oriente, iniciada nesta sexta-feira (17), na região do Brás, e que tem como objetivo coibir a comercialização de produtos de origem duvidosa. Trinta policiais militares, 18 policiais civis e 48 guardas metropolitanos participaram da ação de fiscalização realizada hoje em depósitos naquela área, cuja apreensão lotou oito caminhões com mercadorias variadas.

A Operação Oriente, de acordo com o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante do CPA-M/1 (Comando de Policiamento de Área Metropolitano-1), que atua na região central da Capital, terá novas etapas e será realizada em conjunto com a Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura da Mooca, e contará com o apoio de órgãos como a CET, SPTrans, Artesp, ANTT e Eletropaulo.

Planejada pelo CPA-Centro, a Operação Oriente tem como alvo coibir a Feira da Madrugada – realizada por camelôs ilegais que se concentram, principalmente, nas ruas Oriente, Monsenhor de Andrade, Barão Ladário, Miller, Maria Marcolina, Casemiro e Xavantes –, que ocorre de segunda a sábado, no período das 3 às 7 horas, e tem um público consumidor de aproximadamente 11 mil pessoas vindas, inclusive, de outros Estados. A Feira é movimentada por cerca de 2.600 camelôs irregulares que vendem produtos de origem duvidosa.

A Operação é uma continuidade da ação que já vem sendo desenvolvida durante o dia para a retirada de camelôs que atuam na região central.

A Operação Oriente seguirá o modelo da Operação Saturação em sua segunda etapa, prevista para os próximos dias, e empregará cerca de 400 policiais militares e 55 viaturas. Contará, também, com recursos humanos dos demais órgãos envolvidos. A ação terá reforço da Cavalaria, do Canil, do Grupamento Aéreo e da Rota e, uma vez estabelecida, permanecerá na região pelo tempo que for necessário, conforme informou o coronel Camilo.

Ação integrada fortalece ações

A Operação Oriente tem como objetivo reprimir crimes como furtos, roubos, receptação, descaminho, pirataria, o comércio clandestino de mercadorias irregulares e visa melhorar a qualidade de vida na região do Brás, permitindo que os consumidores possam fazer suas compras com segurança, inclusive com camelôs regulares, que atuam nos bolsões ou que tenham o Termo de Permissão de Uso (TPU) emitidos pela Prefeitura.

Um dos pontos altos da Operação é o trabalho integrado que permitirá uma ampla atuação de todos os órgãos. “Os fiscais podem apreender mercadorias ilegais e dar seqüência às punições de infrações administrativas. A Polícia Civil manterá, além de efetivo, uma Delegacia Móvel para dar celeridade ao registro das infrações criminais”, exemplificou o coronel, que salientou a importância de cada um dos órgãos envolvidos. Até mesmo os ônibus provenientes das mais variadas regiões de São Paulo e de outros Estados do País serão vistoriados. “Uma ação conjunta é sempre mais dinâmica e oferece um resultado mais rápido e de maior qualidade”, complementou o coronel.

Da Secretaria de Segurança Pública

(J.N.)



08/18/2007


Artigos Relacionados


Operação apreende mais de 46 toneladas de drogas nas fronteiras brasileiras

Operação Sentinela apreende 33,7 toneladas de drogas em dois meses

Operação Sentinela apreende 11 toneladas de drogas e prende 550 pessoas nas fronteiras em 1 mês

Operação da Polícia Civil apreende 2,7 toneladas de drogas e detém 50 pessoas

Fiscalização: No primeiro semestre agentes apreendem 851 mil mercadorias ilegais

PF apreende veículos e mercadorias contrabandeadas em Foz do Iguaçu