Operação Térmitas fiscaliza 212 construtoras



Foram emitidos até o momento mais de R$ 1,48 milhão em multas na Operação Térmitas, do Ibama. A operação foi realizada em 19 Estados consumidores de madeira da Amazônia, e o Distrito Federal, de 22 a 25 de fevereiro desse ano. Até o momento, 212 construtoras foram fiscalizadas, tendo como resultado 82 autos de infração e foram apreendidos 1.154 m³ de madeira.

O objetivo da operação é fiscalizar grandes consumidores de madeira nativa oriunda do Bioma Amazônico na construção civil. A principal meta é mostrar ao público e às construtoras a necessidade de controle da origem da madeira amazônica consumida. Na fiscalização, foi exigida das construtoras a apresentação de documentos da empresa e da madeira utilizada nas obras e as respectivas notas fiscais visando analisar o consumo da construtora.

Cerca de 80% da produção de madeira da Amazônia é destinada ao mercado interno brasileiro. Grande parte dessa produção à construção civil. A oferta de matéria-prima é focada em poucas espécies, exercendo uma pressão grande sobre elas. As regiões Sul e Sudeste são as maiores consumidoras de madeira proveniente da Amazônia no País.

Térmitas é o grupo científico que designa os cupins.

Fonte: Em Questão edição nº 994 - 04/03/2010

 



04/03/2010 16:22


Artigos Relacionados


Operação Dia das Mães fiscaliza comércio em SP

Operação "CPF na Nota" fiscaliza 41 estabelecimentos em SP

Operação fiscaliza mais de mil bombas de combustível

Ipem-SP: Operação de Natal fiscaliza vestuários

Ipem-SP: Operação de Natal fiscaliza vestuários

Fazenda: 'Operação Tresmalho' fiscaliza 87 frigoríficos