Oposição abandona a CPI da Petrobras



O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (SE) confirmou, em entrevista à imprensa, que a oposição decidiu se afastar da Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobras. De acordo com o senador, isso se dá porque o governo está bloqueando as investigações, impedindo a convocação de pessoas e a realização de determinadas quebras de sigilo que poderiam "ameaçar a versão oficial".

- Houve uma ação para fazer com que a comissão parlamentar de inquérito cumprisse apenas seu papel protocolar. A gente não vai fazer cena para que nossa credencial venha a autorizasse esse movimento que vai na contramão das CPIs - justificou.

De acordo com Guerra, o PSDB e o Democratas agora pretendem encaminhar documentos à Procuradoria Geral da República para que a Ministério Público possa aprofundar as investigações que não ocorreram na CPI.

A oposição tinha três membros titulares e dois suplentes na comissão. Eram titulares os senadores Antonio Carlos Junior (DEM-BA), Alvaro Dias (PSDB-PR) e o próprio Sérgio Guerra. Na condição de suplentes, integravam a CPI os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Com isso, a comissão passa a contar com oito titulares e cinco suplentes.



10/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição abandona reunião da CPI da Petrobras

Oposição diz que CPI da Petrobras 'é uma farsa' e abandona reunião

Oposição cobra instalação de CPI da Petrobras

Oposição cobra instalação da CPI da Petrobras

Oposição busca CPI para 'jogar luz' na Petrobras

Oposição adia para 14 horas ida ao STF por CPI da Petrobras