Oposição cobra instalação de CPI da Petrobras



O líder do DEM, José Agripino (RN) cobrou em Plenário no início da tarde que os líderes da base de apoio ao governo marquem um novo horário, ainda nesta terça-feira (2), para a reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Os líderes criticaram ainda a atitude da líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), que fazia discurso em Plenário enquanto a reunião da CPI era suspensa pelo senador Paulo Duque (PMDB-RJ) por falta de quórum.

"Nosso número, que é de três, está presente e deseja a CPI. Desejamos agora uma manifestação urgente da base do governo sobre a hora em que a CPI será instalada, porque o dia tem que ser hoje", afirmou o líder do DEM.

O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) argumentou ainda que o governo "tem excepcionais níveis de aprovação e não há por que temer" investigações sobre desvios e aparelhamento da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo (ANP) por partidos políticos. "É esse aparelhamento que desejamos combater", disse Guerra.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) compartilhou com a Mesa Diretora a responsabilidade pela instalação da CPI da Petrobras. "Estou transferindo à Mesa a administração dessa situação. Uma das responsabilidades de quem preside a Mesa é a preservação da imagem, do conceito da instituição", afirmou Dias.

Para o senador, a CPI é um fato consumado, inevitável, e um direito da minoria incontestável. "É impossível impedir que a minoria instale uma CPI, queremos evitar iniciativas de natureza jurídica agora", afirmou Alvaro Dias.

Dias espera que o que ocorreu hoje na comissão seja decorrente da "falta de consenso na base aliada" sobre o comando da CPI. Para o senador, seria melhor se os líderes do governo tivessem apenas pedido mais algumas horas ou dias para escolher os indicados para comandar a comissão.

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) registrou sua desaprovação pelo ato da base do governo que, na opinião dele, desrespeitou a instalação da CPI. Papaléo acredita que Ideli Salvatti "fugiu" da CPI. "É de se lastimar", disse Papaléo.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição cobra instalação da CPI da Petrobras

Mercadante lê nota do PT; oposição cobra instalação da CPI da Petrobras

Oposição insiste na instalação da CPI da Petrobras ainda hoje

Oposição vai protocolar mandado de segurança no STF para garantir instalação da CPI da Petrobras

Agripino diz que oposição não quer dar pretexto para evitar instalação da CPI da Petrobras

Oposição prepara ação no Supremo para garantir instalação de CPI exclusiva da Petrobras