Oposição decide obstruir votações do Senado
Em reunião de líderes conduzida na manhã desta quarta-feira (14) pelo presidente interino do Senado, Tião Viana, os partidos de oposição decidiram que vão obstruir as votações da Casa em razão de a Câmara dos Deputados ter quebrado o acordo que impedia o governo de gastar recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em ano eleitoral. Essa obstrução atingirá inclusive a votação de matérias como o Orçamento da União e a prorrogação daContribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Os líderes de oposição alegaram na reunião que a Medida Provisória 387/07, que permite que as transferências voluntárias de recursos para saneamento básico e habitação se tornem obrigatórias, foi alterada no Senado para impedir a liberação de dinheiro público em ano eleitoral. Acontece que, na manhã desta quarta-feira (14), a Câmara aprovou o projeto de lei de conversão em sua versão original, descumprindo o acordo.
Ao deixar a reunião, o líder do PSDB, senador Arthur Virgilio (AM), disse que a oposição não se recusará a votar a indicação de uma ou outra autoridade, como os dirigentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mas enfatizou que, nas demais matérias, a obstrução é para valer.
- Estamos obstruindo porque na Câmara derrubaram um acordo ético, que protegia os recursos do contribuinte em ano eleitoral. Que o presidente Lula vete essa matéria ou não terá orçamento no próximo ano. Na votação da CPMF, o governo vai ver o que é remédio bom para tosse. No Plenário, agora, o governo vai ter dente por dente, olho por olho - disse o líder tucano.
14/11/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oposição vai obstruir votações
Oposição promete obstruir votações de MPs no Congresso
OPOSIÇÃO AMEAÇA OBSTRUIR VOTAÇÕES DO ORÇAMENTO
Oposição fica sem presidência da CPI e vai obstruir votações
Oposição apresenta condições ao governo para não obstruir votações
Sem acordo sobre CPI dos cartões, oposição promete obstruir votações