Oposição fica sem presidência da CPI e vai obstruir votações
O líder do DEM, José Agripino (DEM-RN), informou nesta terça-feira (26) que a oposição vai obstruir as votações no Senado em protesto por decisão do governo de não ceder a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras a um parlamentar oposicionista. Conforme Agripino, a decisão dos governistas foi comunicada a ele na tarde desta terça-feira pelo líder do PMDB, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
- Se eles têm número na CPI para eleger o presidente e o relator, nós temos número para votar o que é do nosso interesse e nosso interesse agora é derrubar o Fundo Soberano (a MP 452/08) - afirmou Agripino.
O senador considera "muito ruim" começar a investigação na CPI "passando para a sociedade" a imagem que esta será uma comissão de um lado só.
- Manteremos na CPI uma postura equilibrada, altiva e serena. A Petrobras é uma caixa preta que vamos abrir e passar a limpo. Se as evidências dos fatos forem muito fortes, são os fatos que vão sobressair e não quem tem maioria ou minoria - disse.
De acordo com a Secretaria-Geral da Mesa Diretora, até as 18h apenas um nome havia sido oficialmente indicado para compor a CPI da Petrobras, o do senador Jefferson Praia (PDT-AM), representando o PDT. Já para a CPI da Amazônia, o DEM indicou dois titulares - Jayme Campos (DEM-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT) - e um suplente, o senador Adelmir Santana (DEM-DF).
26/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oposição vai obstruir votações
Oposição promete obstruir votações de MPs no Congresso
OPOSIÇÃO AMEAÇA OBSTRUIR VOTAÇÕES DO ORÇAMENTO
Oposição decide obstruir votações do Senado
Oposição apresenta condições ao governo para não obstruir votações
Sem acordo sobre CPI dos cartões, oposição promete obstruir votações