Oposição promete obstruir votações de MPs no Congresso
Os líderes do PSDB e do DEM no Senado, Arthur Virgílio (AM) e Jose Agripino (RN), anunciaram nesta quarta-feira (12), durante a sessão do Congresso Nacional destinada à votação do Orçamento 2008, sua decisão de obstruir todas as votações de medidas provisórias encaminhadas pelo Executivo ao Parlamento a partir de agora.
Segundo Arthur Virgílio, seu partido deverá obstaculizar não apenas a apreciação de MPs, mas igualmente quaisquer outras matérias que sejam entendidas como lesivas aos interesses do país.
- O PSDB tem uma clara definição por obstruir toda e qualquer medida provisória daqui para frente. Se o governo tem uma patrola, que patrole então a minoria no Senado. Daqui para frente, não passa mais nenhuma medida provisória sem encontrar uma encarniçada trincheira, uma encarniçada brigada armada por nós - disse, acrescentando que seu partido não mais participará de nenhuma reunião no gabinete da Presidência do Senado para discutir pautas de votação.
Cobrando do presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), o cumprimento de proposta, constante em seu discurso de candidato, referente a instituição de novos procedimentos para a análise de MPs, Agripino condicionou a apreciação de quaisquer matérias no Plenário do Senado ao disciplinamento da análise das medidas provisórias, que está sendo examinado pela Câmara.
O líder do DEM no Senado, José Agripino, também fez questão de deixar clara a posição do seu partido.
- Quero deixar muito claro a esta Casa que, com relação às MPs, o procedimento do meu partido será este [de obstrução]; procedimento do qual não arredaremos o pé. E que, desde já, fique o governo ciente quenão há nenhuma hipótese de aceitarmos, sem que passemos a obstruir, lei de mordaça que impeça discussão, por completo, de qualquer matéria - afirmou Agripino.
12/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sem acordo sobre CPI dos cartões, oposição promete obstruir votações
Governo quer votar MPs, mas oposição promete obstruir
Oposição vai obstruir votações
Oposição promete obstruir votação de MP sobre crédito extraordinário
OPOSIÇÃO AMEAÇA OBSTRUIR VOTAÇÕES DO ORÇAMENTO
Oposição decide obstruir votações do Senado