Oposição insiste no apoio a Jefferson Péres para presidente
Heloísa Helena fez essas declarações, diante da notícia de que o PFL estaria querendo compor com os partidos de oposição para lançar um nome de consenso. Para Heloísa, o Bloco ficaria contente se o PFL decidisse apoiar seu candidato, mas não existe hipótese de apoiar outro nome, mesmo que fosse indicado um outro candidato pertencente ao Bloco.
Segundo Heloísa, o Bloco teria aceito respeitar a tradição da Casa, que é dar ao partido da maior bancada - hoje o PMDB-- a prerrogativa de lançar um candidato de consenso à presidência. "Como o PMDB optou por lançar o nome do senador Jader Barbalho (PA), envolvido numa disputa desqualificada com o atual presidente, Antonio Carlos Magalhães, escolhemos o caminho do candidato próprio", explicou.
Ao afastar a possibilidade de o Bloco apoiar Jader, Heloísa também descartou a hipótese de votar em José Sarney (PMDB-AP), por entender que ele está diretamente ligado a Antonio Carlos e comprometido na mesma disputa. Ela não quis dar sua opinião sobre o possível vencedor da eleição para presidente, lembrando que o alto coeficiente de traição no Senado inviabiliza qualquer previsão.
A senadora previu, porém, que a rusga entre o PFL e o governo, que está bloqueando as votações das medidas provisórias pelo Congresso, será de curta duração. "Nem o governo pode subsistir sem o PFL, nem os pefelistas podem sobreviver sem as benesses e cargos do governo. O espírito camaleônico do PFL encontrará uma saída para o impasse, ainda durante o final de semana", previu Heloísa Helena.
01/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jefferson Péres é candidato consensual do Bloco Oposição
Senadores da oposição anunciam voto a favor do relatório de Jefferson Péres
Para Jefferson Péres, presidente do Senado "perdeu o senso da realidade"
Jefferson Péres enfatiza que Renan não tem mais condições para continuar presidente
Arthur Virgílio presta solidariedade a Jefferson Péres e recebe o apoio de dez senadores
Presidente do PDT diz em nota que Jefferson Péres é referência de conduta ética