Jefferson Péres é candidato consensual do Bloco Oposição



Senador desde 1995, portanto em sua segunda legislatura, Jefferson Péres (PDT-AM) é o candidato do Bloco Oposição para concorrer à presidência do Senado Federal. O Bloco é composto por três partidos políticos (PT, PDT e PPS) e conta, atualmente, com a quarta maior bancada da Casa, formada por 13 senadores.

Jefferson é amazonense, casado, advogado e iniciou sua carreira política como vereador à Câmara Municipal de Manaus, em 1988, tendo sido reeleito em 1992. Elegeu-se senador em 1994 com 22,35% dos votos de seu estado e desde então tem atuado como titular das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos e de Fiscalização e Controle do Senado.

Reconhecido como jurista e constitucionalista, o senador participou da Comissão Parlamentar do Inquérito (CPI) do Judiciário e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar - em 1999 e 2000, quando se destacou na elaboração do relatório que recomendou a cassação do ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF) por quebra do decoro parlamentar.

Jefferson é autor de diversas proposições, entre elas uma que pede a revogação da chamada "Lei de Imprensa", e relator de outras, como a que normatiza a proibição das propagandas de cigarro e bebidas alcóolicas. A valorização do Conselho de Ética e a gestão democrática da Casa são suas principais promessas se assumir a Presidência do Senado.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres é candidato à Presidência do Senado

Bloco Oposição procura por voto que não foi para Jefferson

Jefferson Péres admite ser candidato à presidência do Senado

Jefferson Péres só retira candidatura se PMDB lançar candidato de consenso

Oposição insiste no apoio a Jefferson Péres para presidente

Senadores da oposição anunciam voto a favor do relatório de Jefferson Péres