Oposição organizará requerimento de CPI da corrupção somente no Senado
Dutra admite a possibilidade de que alguns senadores não queiram mais colocar suas assinaturas no novo requerimento, mas afirmou que divulgará os casos, um a um. "Ninguém ficará na posição confortável de dizer que era favorável à CPI, mas que a Câmara inviabilizou a proposta. Quem quiser apoiar o governo, terá que colocar sua cara na vitrine", garantiu.
O senador afirmou que, com base no artigo 244 do Regimento Interno do Senado que o presidente Jader Barbalho (PMDB-PA) usou para aceitar a retirada de assinaturas já apostas ao requerimento, desde que feitas antes de sua publicação no Diário do Congresso, o requerimento não deve ser arquivado, mas devolvido ao primeiro signatário - ele mesmo.Para José Eduardo Dutra, essa é uma discussão bizantina.
- Se a presidência não quiser devolver, redijo outro, igualzinho. O que o Senado não pode aceitar é ficar refém de 20 deputados fisiológicos, que não honraram sua palavra preferindo obter vantagens do governo - afirmou.
Dutra acha que é cedo para dizer que as manobras do governo conseguirão livrar os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (sem partido-DF), da abertura de processo para cassação de seus mandatos por quebra de decoro parlamentar, assunto sob exame no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. "Talvez não estejam dispostos a repetir o gesto vergonhoso dos deputados", disse.
11/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oposição quer leitura imediata de requerimento de CPI no Senado
Oposição apresenta requerimento de criação da CPI do Apagão Aéreo no Senado
Oposição solicita leitura de requerimento de criação de CPI dos Cartões apenas no Senado
Oposição aceita esperar até terça-feira pela leitura do requerimento da CPI do Senado
ACM diz que assinará requerimento da CPI da corrupção
ACM assina requerimento da CPI que investigará corrupção