Oposição pede a Ministério Público que investigue caso do dossiê



O PSDB e o Democratas encaminharam nesta terça-feira (1º) à Procuradoria Geral da República (PGR) representação contra a chefe da Casa Civil da Presidência da República, ministra Dilma Rousseff, e contra a secretária-executiva do órgão, Erenice Alves Guerra. A oposição responsabiliza ambas pela elaboração e pela divulgação de um dossiê, denunciado pela revista Veja, contendo informações sobre gastos dos cartões corporativos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua esposa Ruth Cardoso e aponta, nesse caso, a prática dos crimes de responsabilidade, de quebra de sigilo e de ameaça

- Estamos diante da truculência praticada pelo governo. Se não tomarmos nenhuma providência, ela ficará impune. Esse conjunto de interpelações é um gesto de reação dos partidos à impunidade da truculência - declarou o líder do Democratas, José Agripino (RN), em entrevista coletiva antes da representação ser protocolada na PGR.

Outra providência a ser adotada ainda esta semana, conforme informou o presidente do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), é entrar com representação similar junto à Comissão de Ética Pública do governo.

Líder do governo

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) reagiu à decisão dos dois partidos oposicionistas dizendo que o governo é o primeiro interessado em apurar o caso.

- A oposição está procurando fazer o embate eleitoral em todos os segmentos. É legítimo, mas não é correto. Não é função do Ministério Público investigar ou ajudar o governo a investigar se houve vazamento, mas se ele puder dizer quem fez o vazamento, o governo quer saber - disse o líder.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Oposição pedirá a Ministério Público que investigue caso do dossiê

Caso Palocci: oposição pede nova investigação no Ministério Público

Agripino quer acionar Ministério Público no caso do dossiê contra FHC

Mozarildo pede ao Ministério Público que investigue tentativa de contratação de médicos sem concurso em RR

Mário Couto pede que Ministério Público investigue compra de 'kits' escolares superfaturados no Pará

Oposição pede que PGR investigue empresas 'laranjas' ignoradas pela CPI