Oposição quer explicações sobre arquivamento de representações contra Palocci



Os partidos de oposição no Congresso querem explicações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a decisão de arquivar as representações contra o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, por enriquecimento ilícito. Ele deverá ser convidado a esclarecer, na Câmara dos Deputados, os motivos que levaram à decisão, anunciada nesta segunda-feira (6).

Reunidos nesta terça-feira (7), líderes de PSDB, DEM e PPS também decidiram encaminhar seis representações à Procuradoria Geral da República, ao Ministério Público Federal do Distrito Federal e aos Ministérios Públicos estadual e Federal de São Paulo, a fim de obter informações a respeito do enriquecimento ilícito do ministro e sobre a nova denúncia divulgada pela Revista Veja, de que ele moraria em apartamento alugado de "laranjas".

- O procurador, ao decidir da forma como decidiu, desprezou as expectativas do país e não levou em conta as razões de força que sustentam a representação que protocolamos no início dessa crise. Ele pode ter salvado metade do Palocci, mas não salvou por inteiro - disse o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PSDB-PR).

Além de ações judiciais, a oposição continuará a adotar medidas para garantir a análise do caso no Congresso. Entre elas estão a de coletar de assinaturas para a criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

- Vamos intensificar a coleta de assinaturas. Estamos com muito boas perspectivas para chegar, pelo menos no Senado, a 21 assinaturas - disse o parlamentar.

Na noite desta segunda (6), Gurgel determinou o arquivamento das representações, protocoladas pela oposição, pedindo a abertura de inquérito para investigar a evolução patrimonial do ministro Antonio Palocci. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o patrimônio de Palocci cresceu 20 vezes entre 2006 e 2010, período em que era deputado federal.

Convocação na Câmara

Ainda nesta terça o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP), deverá decidir sobre a questão de ordem aberta pelo PT questionando a votação do requerimento que convocou Palocci na Comissão de Agricultura daquela Casa. Se a votação for anulada, a oposição pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal e obstruir todas as votações na Câmara, conforme informou o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto.



07/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB e DEM entregam recursos no Conselho de Ética contra arquivamento das representações contra Sarney

Serys não recebe recurso contra arquivamento de representações

Grupo de senadores tenta reverter no STF arquivamento de representações contra Sarney

Conselho de Ética analisa recursos contra arquivamento de representações e denúncias

PSDB e Arthur Virgílio recorrem contra arquivamento de representações e denúncias

Mesa considera "incabível" recurso contra arquivamento de representações envolvendo Sarney