Oposições querem que Malan e Fraga expliquem acordo com o FMI



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) apresenta nesta terça-feira (dia 7) requerimento, também assinado por outros parlamentares oposicionistas, pedindo à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a convocação do ministro Pedro Malan, da Fazenda, do presidente do Banco Central, Armínio Fraga e de assessores, para discutirem ali os termos do último acordo firmado entre o governo brasileiro e o Fundo Monetário Internacional (FMI). A apresentação do requerimento será feita durante reunião da CAE, marcada para as 10 horas.

A presença do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, segundo os parlamentares que assinam o requerimento, é indispensável para que o Senado possa tirar todas as dúvidas que cercam o acordo, principalmente no que se refere às exigências feitas pelo FMI para conceder novo empréstimo ao Brasil, no valor de US$ 15 bilhões.

Os parlamentares temem que essas exigências acabem resultando em maiores cortes de investimentos destinados, no orçamento fiscal, aos setores considerados prioritários como os da área social - notadamente Saúde e Educação, e os de infra-estrutura, sobretudo os investimentos direcionados para a recuperação de estradas e para a geração de energia elétrica.

Tanto Malan quanto Armínio Fraga têm explicado nos últimos dias que o acordo firmado com o FMI é imprescindível para devolver ao Brasil a segurança de que necessita no cenário internacional, de modo a não sofrer nenhum dano no fluxo de investimentos diretos direcionados ao país.

Para Malan e Fraga, o recente acordo com o FMI vai dar à atual política econômica a tranqüilidade de que necessita para evitar movimentos especulativos que venham a ameaçar a estabilidade do Real.

Fortalecidas as reservas internacionais do país, como uma injeção de US$ 15 bilhões, ainda que liberados em diversas parcelas, será possível ao Banco Central fazer frente aos movimentos especulativos com as cotações do dólar no mercado interno.



06/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúdio Coelho apóia convite para que Malan e Fraga expliquem acordo com FMI

Malan e Fraga explicarão acordo com o FMI ao Senado

Suplicy deseja que Malan e Tereza Grossi expliquem denúncias da revista "Veja"

Malan e Fraga vêm à CAE explicar crise financeira

CAE ouve Fraga e Malan sobre fundos de investimentos

CAE EXAMINA REQUERIMENTO DE CONVOCAÇÃO DE MALAN E ARMÍNIO FRAGA