ORÇAMENTO FOI TEMA DA REUNIÃO DE MESTRINHO COM LÍDERES COREANOS



O presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM), recebeu nesta quarta feira (dia 17) o embaixador e três deputados da Coréia do Sul para trocar informações sobre a economia e o processo de elaboração e aprovação do orçamento público dos dois países. Participaram do encontro os deputados Charles Koo, Jong Keun Park, o chefe da delegação, Chang Yung Chul, e o embaixador Won Young Lee.
Segundo Chang Yung Chul, o orçamento coreano é de competência exclusiva do Congresso Nacional, diferente do Brasil, onde o Executivo elabora e tem poder de veto sobre as mudanças que os parlamentares venham a fazer na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Os parlamentares coreanos explicaram que, no seu país, é formada uma comissão de orçamento anual, composta de 50 deputados, número proporcional aos partidos, que apresentam um plano para o orçamento. Esse plano é enviado a cada ministério, aprovado na comissão de orçamento e enviado ao plenário do Congresso. Todos os orçamentos foram aprovados dentro do limite da lei.
O senador Gilberto Mestrinho explicou o funcionamento da economia brasileira e o ritual de elaboração e aprovação do Orçamento Geral da União, além do acompanhamento da execução da peça orçamentária.
Ao contrário do Brasil, os coreanos não possuem uma comissão permanente de orçamento, mas pretendem, a partir da 17ª legislatura, em junho, constituir tal comissão para tratar dos assuntos orçamentários.
O Brasil e a Coréia, segundo os líderes coreanos, sofreram com a crise financeira dos últimos anos, tiveram graves problemas cambiais e de desemprego. Os coreanos elogiaram o esforço fiscal do governo brasileiro, que permitiu a obtenção de um superávit primário nas contas públicas. Mestrinho disse que os países podem controlar os efeitos nocivos da globalização:
- A globalização é irreversível, adaptar-se a ela é determinante no mundo moderno, é uma estrada de mão única. Mas os países, no entanto, podem regular a velocidade no processo de globalização - disse o senador.

17/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi diz que votação do Orçamento vai depender da reunião de líderes desta manhã

Garibaldi quer reunião com líderes para discutir impasses do orçamento

Reunião de líderes termina sem acordo para votar orçamento e vetos

Reunião do Orçamento é suspensa para líderes negociarem acordo sobre relatório

MESTRINHO DEFENDE MUDANÇAS QUE CONGRESSO FAZ NO ORÇAMENTO

MESTRINHO FAZ BALANÇO DOS TRABALHOS DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO