Orçamento Impositivo será analisado pela CCJ na próxima semana
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 22A/2000) que torna impositivo o orçamento da União aprovado pelo Congresso Nacional, será o primeiro item da próxima reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O anúncio foi feito pelo presidente da CCJ, Vital do Rêgo (PMDB-PB), após debate entre os senadores sobre a importância da matéria.
O senador Eduardo Braga, relator da matéria, solicitou a inclusão da proposta, extra-pauta, entre os itens em análise nesta quarta-feira (25), mas os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Francisco Dornelles (PP-RJ), se opuseram sob o argumento de que o tema é complexo e precisa ser analisado com cuidado.
O senador Vital do Rego parabenizou o trabalho de Eduardo Braga, ao explicar que a comissão como um todo pediu que o parlamentar apresentasse seu relatório nesta quarta, e agradeceu o empenho do senador para entregar a matéria conforme compromisso assumido.
Embora o relatório já esteja pronto, somente será apresentado na próxima semana. Eduardo Braga antecipou que, no texto, conseguiu chegar a uma solução com a contribuição de vários senadores, para que a receita da União esteja vinculada à aplicação na saúde pública.
– Estamos apresentando não apenas a questão do orçamento impositivo, mas também criando mecanismos e impositivos constitucionais para que haja vinculação da receita da União para a aplicação na saúde pública, um grande anseio da população brasileira – disse.
Na semana passada, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) anunciou que apresentou uma emenda à PEC para tornar obrigatória a destinação para a área de saúde de 50% das emendas apresentadas pelos parlamentares. De acordo com Eunício, Eduardo Braga acolheria a emenda em seu relatório.
25/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Votação da PEC do Orçamento Impositivo fica para a próxima semana
Canal de TV para Forças Armadas será analisado pela CE em uma semana
Reforço de verbas do FPE e do FPM deve ser analisado na próxima semana
Votação de relatórios setoriais do Orçamento será retomada na próxima semana
Delcídio afirma que crise determina relatório do Orçamento, que será apresentado na próxima semana
FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA SERÁ APRECIADO PELA CCJ NA PRÓXIMA SEMANA