Orchestra Brasil comemora 4 anos de crescimento nas exportações
O Projeto Orchestra Brasil - que promove no mercado internacional o setor de insumos, serviços e design para a indústria de mobiliário - acaba de ser renovado. O convênio é um parceria entre a Apex-Brasil e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) que completa 11 anos, e apresenta ótimos resultados: as exportações das empresas participantes do projeto cresceram 11,2% no ano passado, em comparação a 2012, completando quatro anos consecutivos de crescimento. A escolha dos mercados prioritários e o número de empresas participantes foram essenciais para esse sucesso.
"O Projeto Orchestra Brasil é o melhor canal para as empresas fornecedoras da indústria moveleira atingirem outros países. Ele está totalmente focado em proporcionar ações que ajudem a manutenção dos mercados e a continuidade das parcerias conquistadas, promovendo as exportações brasileiras e incentivando a primeira exportação das não exportadoras", afirma Denise Valduga, gerente administrativa do Sindmóveis Bento Gonçalves.
Em 2013 o crescimento das exportações das empresas do Projeto nos mercados prioritários de atuação foi de 16,8%, um número superior ao alcançado pelas demais empresas exportadoras brasileiras do setor.
Os maiores crescimentos foram registrados no Chile (81,7%), Equador (48,1%), Colômbia (35,9%), Estados Unidos (25,3%), Peru (28,3%), Paraguai (12,1%) e Guatemala (25%).
Os mercados-alvo para a indústria nos próximos dois anos serão África do Sul, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Turquia.
O núcleo de design, por sua vez, incorporado ao Projeto no último ano e que reúne os profissionais que prestam serviços para esta indústria, atuará com ênfase nos Estados Unidos.
O crescimento do número de empresas participantes do Projeto é outro fator que contribuiu para os bons resultados do Orchestra Brasil. Atualmente 123 indústrias e estúdios de design participam da iniciativa.
Desse total, 30 empresas aderiram ao projeto no ano passado. Boa parte dessas empresas estará participando ativamente das ações programadas para o biênio 2014/2015.
É o caso da Tramontina Teec S.A., Jimo Química e Joelini, três empresas que aderiram ao Projeto no ano passado e já apresentaram seus produtos na 12ª edição da M&M Feira Tecnológica e Industrial, na Colômbia - a maior feira do setor no país, realizada na semana passada em Bogotá.
“A Colômbia registra crescimento dinâmico nos anos recentes. Trata-se, portanto, de consolidar nossa presença no mercado e desenvolver ações que nos permitam aproveitar esse ciclo de expansão”, ressalta Emanuel Figueira, Gestor do Projeto na Apex-Brasil.
A Tramontina Teec S.A. faz parte do grupo Tramontina, uma das líderes mundiais na fabricação de utilidades domésticas. A unidade fabrica pias, cubas, lixeiras e cachepôs em aço inoxidável. A empresa apresentou ao mercado colombiano as novas cubas com desenhos retilíneos, além de uma ampla linha de lixeiras e cachepôs.
Especializada em produtos para uso na cadeia moveleira e da madeira, a Jimo Química expôs na feira da Colômbia produtos para tratamento profilático da madeira em relação à contaminação por fungos (utilizados na serraria, no momento do corte da madeira).
“Estamos com excelentes expectativas a respeito da nossa participação no projeto Orchestra Brasil. A participação na M&M Colômbia está nos ajudando a buscar distribuidores, conhecer o mercado e seu crescimento, perceber oportunidades e posicionar corretamente nossos produtos”, afirma Felipe Morandi, executivo da Jimo Química.
A Joelini participou da M&M com a expectativa de firmar parcerias que pudessem se concretizar em negócios. A empresa apresentou inovações, como o regulador para grade de berço Baby Click, produto ganhador do Prêmio Inovação Menção Honrosa 2013 da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA 2013).
“Estamos há menos de um ano no projeto Orchestra Brasil e a M&M é a terceira ação de que participamos. Estar pela primeira vez em um país é sempre difícil, mas com o apoio do projeto podemos ter acesso a contatos e saber das necessidades do mercado, para assimdesenvolver novos produtos”, afirma Stefani Massulo, executivo da Joelini.
Convênio
Neste novo ciclo do Projeto, o Orchestra Brasil terá como foco o estímulo à agregação de valor ao produto nacional, investindo em iniciativas que promovam o posicionamento diferenciado da oferta brasileira.
Além disso, há uma forte preocupação com a aproximação entre designers e indústrias, e com centros disseminadores de conhecimento. O objetivo é promover uma cultura de inovação contínua, que posicione internacionalmente o Brasil enquanto indústria competitiva.
O novo convênio será oficialmente assinado no próximo dia 24 de março, durante a MOVELSUL, maior feira da indústria do mobiliário na América Latina, que será realizada de 24 a 28 de março em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.
Fonte:
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
17/03/2014 16:11
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