Organização do Tratado de Cooperação Amazônica será debatida na Rio+20
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) debaterá os objetivos, o alcance e os resultados da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) em audiência pública na quinta-feira (21). O evento faz parte da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e terá a participação de senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
A audiência está marcada para as 15h30, no auditório CNO 03, localizado no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. Entre os debatedores estarão o ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar-Vidal; o ministro de Relações Exteriores do Suriname, Robby Ramlakhan; o secretário-geral a da OTCA, Alejandro Gordillo; e o embaixador do Equador no Brasil e presidente da Comissão de Coordenação do Conselho de Cooperação Amazônica (CCOOR), Horácio Sevilla Borja.
Compromisso
A OTCA é uma organização que tem a responsabilidade de colocar em prática o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), assinado por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela em 1978. Nele os países se comprometeram a preservar o meio ambiente e usar de forma racionada os recursos naturais da Amazônia.
Entre os projetos desenvolvidos pela organização está o monitoramento do desflorestamento, o aproveitamento florestal e as mudanças de uso do solo na Floresta Amazônica.
15/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissões debatem Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Senado debate atuação da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Senado aprova acordo que torna Brasília sede da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
Ministério discute encaminhamentos do Tratado de Cooperação Amazônica com a Suframa
Marco Maciel registra posse da secretária-geral de organização de cooperação amazônica
Cooperação amazônica será tema de debate