Órgãos do Turismo do Mercosul discutem projetos de intercâmbio em idiomas
O financiamento de cursos de intercâmbio, entre países do Mercosul, para a formação de brasileiros em espanhol e de vizinhos sulamericanos em português é uma das propostas que as pastas de Turismo desses países discutem atualmente. A proposta é que a capacitação seja custeada pelo Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), segundo o ministro do Turismo no Brasil, Gastão Vieira, que apresentou a ideia na última nesta sexta-feira (18), durante a 10ª Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul (RMTur), no Uruguai.
Vieira busca parceria com países do bloco para a capacitação profissional em idiomas motivado pelo crescimento do setor na região, principalmente no Brasil, que sediará a Copa do Mundo FIFA 2014 e as Olimpíadas de 2016. O tema também será levado pelo Brasil à Reunião de Cúpula de Presidentes do Mercosul, no dia 20 de dezembro.
No encontro, os ministros defenderam que é preciso melhorar a qualidade das estatísticas de turismo para medir a participação do setor na economia e no contexto turístico internacional. A maior promessa nesse sentido, apontaram os ministros, é o Programa de Cooperação para Harmonização dos Sistemas de Estatísticas Turísticas do Cone Sul, que está sendo desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O programa deve oferecer suporte à consolidação de estatísticas e indicadores sobre a oferta e a demanda e sobre emprego no setor. Paralelamente, deve produzir indicadores para acompanhar a atividade turística de cada país e no Mercosul.
Fonte:
Ministério do Turismo
21/11/2011 16:28
Artigos Relacionados
Brasil e Reino Unido discutem intercâmbio científico e tecnológico
Embratur promove turismo de intercâmbio estudantil
Agentes sociais e índios discutem sustentabilidade em intercâmbio no Mato Grosso
TCU e órgãos do governo discutem procedimentos para regularizar obras
Senado aprova acordo para intercâmbio de professores no Mercosul
Representantes de órgãos de controle de obras do governo discutem gestão pública