Órgãos e instituições públicas adotam práticas sustentáveis
Com o intuito de integrar ações que visam a melhoria da eficiência no uso racional dos recursos públicos e inserir a variável socioambiental no ambiente de trabalho, órgãos e instituições públicas federais adotaram o Projeto Esplanada Sustentável (PES).
O Projeto reúne o Programa de Eficiência do Gasto (PEG), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a coleta Seletiva Solidária e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), mais especificamente o Subprograma Eficiência Energética em Prédios Públicos (Procel EPP).
Inicialmente serão trabalhadas despesas tipicamente administrativas como energia elétrica, água e esgoto, vigilância, limpeza e conservação, papel, copos descartáveis e telefonia móvel e fixa.
Para consolidar o PES, foi implementado um projeto-piloto, tanto nos locais quanto nas despesas a serem trabalhadas. O foco inicial será a Administração Direta, cujos prédios se localizem na Esplanada dos Ministérios.
Para divulgar o projeto-piloto do PES já foi realizada uma oficina de apresentação para todos os Ministérios. O resultado foi que 23 ministérios manifestaram interesse em participar do Projeto e 21 já estão aptos a fazê-lo. O próximo passo será capacitar os gestores desses órgãos no módulo “Plano de Ações e Metas” do Sistema do Programa de Eficiência do Gasto (SisPEG).
Fonte:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
14/06/2012 17:17
Artigos Relacionados
CFC analisa relatórios do TCU sobre auditorias em órgãos e instituições públicas
Órgãos federais adotam o Software Livre brasileiro
Campanha divulga práticas sustentáveis do Programa ABC
Prêmio de práticas sustentáveis recebe inscrições até o dia 15
Estádios da Copa 2014 vão ter práticas sustentáveis
Práticas sustentáveis na agricultura brasileira são destaque na Rio+20