Órgãos federais adotam o Software Livre brasileiro
Banco do Brasil, Embrapa, Ministério das Comunicações, Educação e Desenvolvimento Agrário, Marinha e Exército do Brasil, Serpro e Dataprev. Essas são apenas algumas das empresas públicas e órgãos de governo que aderiram ao programa de Software Livre brasileiro. Eles não apenas participam de um grupo cada vez maior de uso e compartilhamento de soluções, como suas experiências já trazem resultados efetivos de sucesso.
Há oito anos o Banco do Brasil, um dos pioneiros no uso de Software Livre, optou pela adoção do sistema operacional GNU/Linux na infraestrutura de Internet/Intranet. Hoje, a instituição conta com o maior parque de soluções nesta plataforma na América Latina. São 5 mil servidores de agência baseados em plataformas abertas, 100 mil estações de trabalho com BrOffice e mais de 2 mil telecentros que promovem a inclusão digital em todo o País.
Além da independência tecnológica proporcionada pela substituição de programas proprietários, a iniciativa gerou uma economia de cerca de R$ 110 milhões.
Outro histórico de sucesso é o da Caixa Econômica. Além de utilizar as plataformas livres nas mais de 500 milhões de transações de negócios, como crédito, depósitos, financiamentos, saques e pagamento do Bolsa Família, a tecnologia aberta também é base de sustentação das 10 mil casas lotéricas e ações de responsabilidade social e empresarial.
Além da economia gerada, os gestores dessas instituições veem na adoção do Software Livre caminhos mais efetivos de evolução tecnológica. Os terminais de auto-atendimento, por exemplo, devem incorporar com maior rapidez o reconhecimento de cédulas, pagamento com troco, identificação de assinatura em cheques e outros avanços. A Caixa tem exigido nas licitações de contratação o desenvolvimento de programas abertos e participação dos analistas em comunidades relacionadas à tecnologia adotada.
Fonte:
Portal do Software Livre
14/11/2013 14:49
Artigos Relacionados
Órgãos e instituições públicas adotam práticas sustentáveis
Congresso internacional de software livre começa dia 18
Seminário discute vantagens do software livre
Serys Slhessarenko defende software livre
Serys Slhessarenko defende "software" livre
Serys elogia curso de "software" livre