Oscar Niemeyer



Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer foi um dos responsáveis por fazer de Brasília uma das capitais mais modernas do mundo. Antes de aceitar o desafio, o arquiteto já era conhecido internacionalmente. Entre os projetos importantes de sua autoria estavam a sede das Nações Unidas, em Nova York, e o complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, este último encomendado por Juscelino Kubitschek, então prefeito da capital mineira.

Ao lado de Lúcio Costa, ganhador do projeto para o Plano Piloto de Brasília, Niemeyer projetou, a partir de 1957, os principais edifícios da futura capital, com a ajuda do calculista Joaquim Cardozo. O Congresso Nacional, os palácios do Itamaraty e do Planalto receberam elogios da crítica internacional. Destacam-se ainda pela beleza plástica o Teatro Nacional, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana.

"E ali ficamos durante vários anos. Longe de tudo. Cobertos dessa poeira vermelha que durante os períodos de seca se incrustava na pele e, na estação das chuvas, paralisados pelas águas torrenciais que caíam sem controle sobre essa terra sem defesa. À noite, era um silêncio total naquele fim de mundo. Mas o entusiasmo superava tudo e Juscelino Kubitschek a todos dava o exemplo com seu otimismo constante"



30/07/2010 16:18


Artigos Relacionados


Oscar Niemeyer

Espaço Oscar Niemeyer

CDH homenageia Oscar Niemeyer

Morre Oscar Niemeyer

Nota de pesar - Oscar Niemeyer

SENADO HOMENAGEARÁ OSCAR NIEMEYER