Oscar Niemeyer deixou sua marca em São Paulo



Arquiteto brasileiro reconhecido internacionalmente por seus traços modernistas, falecido nesta 4ª, projetou obras importantes na capital

A obra de Oscar Niemeyer (1908-2012) na cidade de São Paulo deixou um legado para a população. Uma de suas principais características era a preocupação em tornar a cidade mais acessível, projetando curvas livres, espaços amplos e edifícios com áreas térreas transitáveis pelos pedestres. Prédios no centro da capital, como o Copan, a Galeria Califórnia e o Edifício Eiffel, são exemplos dessa arquitetura.

LEIA TAMBÉM:
Nota de pesar - Oscar Niemeyer 

Na década de 1950, Niemeyer assinou um de seus principais marcos arquitetônicos, no Parque Ibirapuera, para a comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo. O arquiteto projetou a infraestrutura do parque, com área de 1,6 milhão de metros quadrados. Dentre as obras desse conjunto estão a Oca, uma estrutura circular, similar a uma construção indígena, projetada para receber grandes exposições, e o Auditório do Ibirapuera, construído em concreto branco armado e com uma espécie de língua de fogo, escultura do próprio arquiteto, que sai da porta de entrada do prédio.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Niemeyer também realizou outros importantes projetos na capital, como o Memorial da América Latina - equipamento do governo do Estado formado por um conjunto de oito edifícios voltados a exposições e mostras que divulguem as manifestações culturais latino-americanas -, e o Sambódromo do Anhembi, construído para a realização de uma das maiores festas do calendário paulistano, o Carnaval de São Paulo, sede também de grandes eventos, dos mais variados tema.

Do Portal do Governo do Estado



12/06/2012


Artigos Relacionados


Paulo Octávio homenageia Oscar Niemeyer, que completou 99 anos

Paulo Paim exalta coerência política do arquiteto Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Espaço Oscar Niemeyer

CDH homenageia Oscar Niemeyer