Osmar Dias afirma que Brasil precisa reagir ao boicote comercial



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) instou o governo brasileiro a reagir ao boicote comercial que o Canadá, os Estados Unidos e o México estão fazendo contra a carne bovina nacional, acusando nosso produto de estar sujeito à doença da "vaca louca", que tem atacado o gado europeu. "Não há argumento técnico para sustentar essas acusações. Trata-se de pura guerra comercial", afirmou o parlamentar.

O senador explicou que a doença da "vaca louca" se origina do consumo por bovinos de ração produzida com ossos de ovinos infectados pela proteína degenerativa scrapie. Mas, para ele, o rebanho bovino brasileiro está plenamente protegido, porque o governo, há muito tempo, tomou medidas eficazes, entre elas, suspender a importação de animais dos países contaminados e proibir a fabricação de ração utilizando carne ou ossos de ovinos. Com essas medidas, a cadeia de transmissão ficou inviabilizada, garantiu ele.

Osmar Dias afirmou que o Brasil precisa negociar com firmeza com esses países, e até denunciar junto à Organização Mundial de Comércio, estar sendo vítima de retaliação comercial e política. Ele reconheceu que a interrupção das exportações de carne bovina brasileira para esse países poderá trazer prejuízos enormes, e até inviabilizar a pecuária do país, porque o mercado interno não teria condições de absorver essa produção.

O senador criticou o Ministério da Agricultura por ter passado um ano inteiro sem responder ao questionário que o governo canadense enviou sobre as medidas de controle adotadas pelo Brasil em relação a essa doença. "O silêncio das autoridades foi habilmente usado pelo Canadá como pretexto para suspender as importações de carne brasileira", disse.

Ao concluir seu pronunciamento, Osmar Dias afirmou que apresentará requerimento para que os ministros da Agricultura, Pratini de Moraes, e das Relações Exteriores, Celso Lafer, venham ao Senado falar sobre a estratégia comercial que o Brasil adotará para se defender dessas falsas acusações. "É a nossa soberania que está em jogo", disse ele.

05/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias: Comissão só deve ir ao Canadá se boicote persistir

Situação da agricultura precisa ser resolvida, alerta Osmar Dias

Osmar Dias afirma que Gugu Liberato cometeu "uma irresponsabilidade"

Osmar Dias afirma que há "muita irresponsabilidade" nas críticas aos produtos transgênicos

Osmar Dias afirma que Copa do Mundo pode incentivar crescimento do país

Paim afirma que Brasil precisa de um novo pacto federativo