Osmar Dias: Comissão só deve ir ao Canadá se boicote persistir



O senador Osmar Dias (PSDB-PR) disse nesta terça-feira (dia 13) que a comissão parlamentar designada para ir ao Canadá com objetivo de reverter o boicote à carne bovina brasileira não deve viajar até que a missão técnica canadense anuncie seu parecer sobre o assunto, o que deve acontecer na próxima sexta-feira. Caso os canadenses decidam suspender o embargo, a visita ao Canadá, marcada para o sábado (dia 17), deve ser cancelada, segundo Dias.

- Não faria sentido irmos ao Canadá se o bloqueio às nossas exportações terminar - disse o senador.

O governo canadense decidiu impedir a entrada da carne brasileira naquele país, alegando que não tinha informações de que o produto estivesse livre da doença da vaca louca, mas o senador Osmar Dias, que já foi secretário de Agricultura do Paraná, afirmou que a contaminação do gado brasileiro é impossível. Segundo ele, a doença se transmite por meio do consumo, pelos bovinos, de uma ração feita a partir de carne de ovinos. No Brasil, o gado não come esse tipo de ração. Um lote de ovinos importado dos Estados Unidos com outros fins, e que apresentou suspeita de contaminação, foi incinerado, de acordo com Dias.

Além de Osmar Dias, integram a comissão parlamentar designada para ir ao Canadá os senadores Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Iris Rezende (PMDB-GO); e os deputados Ronaldo Caiado (PFL-GO), Rubens Furlan (PPS-SP), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Fernando Gabeira (PV-RJ). A comissão foi designada pelo presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias afirma que Brasil precisa reagir ao boicote comercial

Lafer: fim do boicote à carne bovina não resolve divergências entre Brasil e Canadá

Osmar Dias diz que governo deve assegurar a paz no campo

Osmar Dias : Companhia Paranaense de Eletricidade não deve ser vendida

OSMAR DIAS DIZ QUE GOVERNO DEVE MANTER MODELO DO FUNDO DE AVAL

OSMAR DIAS DIZ QUE GOVERNO DEVE MANTER MODELO DO FUNDO DE AVAL