Osmar Dias cobra planejamento para evitar fome mundial
Preocupado com a previsão da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de que produção de alimentos terá que dobrar até 2050 para que toda a população mundial possa ser alimentada, o senador Osmar Dias (PDT-PR) defendeu o planejamento como forma de evitar uma catástrofe. Lembrando que o próximo ano será de eleições, ele sugeriu que os candidatos a presidente e governador comecem a pensar a médio prazo, e não apenas nos quatro anos do mandato que concorrerão.
- Claro que 2050 está longe, mas se não houver um planejamento adequado, daqui a pouco vai faltar comida. É preciso que sejam implantadas políticas de desenvolvimento duradouras. É importante, por exemplo, que a riqueza do pré-sal seja distribuída para todos os brasileiros, e não apenas para os estados onde as plataformas serão instaladas, e esse petróleo deve ser usado também como moeda de troca política - opinou Osmar Dias.
A ideia do senador pelo Paraná é que o governo brasileiro, através das negociações envolvendo o pré-sal, garanta mercado para os produtos agrícolas, para o etanol e o biodiesel brasileiros. E também pressione pelo fim das barreiras comerciais. Osmar Dias comparou que apesar de o petróleo da camada pré-sal ser fundamental para o desenvolvimento do país, a agricultura e as fontes de energia renovável também o são.
A vocação para produzir alimentos e as vantagens comparativas de que dispõe em relação aos demais países podem transformar o Brasil em uma potência, disse o senador. Ele frisou que, para isso, que o governo precisa revigorar sua política de apoio à agricultura familiar e definir uma política agrícola que impeça, por exemplo, que um produtor de trigo tenha um prejuízo de R$ 6 por saca produzida.
23/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Davim cobra planejamento para evitar escassez de água no país
OSMAR DIAS QUER POLÍTICA PLANEJADA PARA ACABAR COM A FOME NO PAÍS
OSMAR DIAS PERGUNTA SOBRE COMBATE À FOME
OSMAR DIAS PEDE "SOCORRO" PARA EVITAR ENTREGA DA COPEL AO BANCO ITAÚ
Osmar Dias defende controle rigoroso nas fronteiras para evitar contrabando de armas
Osmar Dias pede ao governo que use o trigo do produtor nacional para evitar aumento de preços