Osmar Dias defende construção de desvio ferroviário em Curitiba



Ao colocar-se à disposição do prefeito de Curitiba, Beto Richa, para tentar viabilizar junto ao governo federal a liberação de recursos para a construção de um desvio ferroviário na capital paranaense, o senador Osmar Dias (PDT-PR) expressou sua confiança no sentido de que o governo do Paraná não criará dificuldades para a realização da obra. Ele observou que mesmo havendo divergências políticas entre o prefeito e o governador Roberto Requião, os interesses da população devem prevalecer.

- Confio que o governo do estado, de jeito algum, deixará de dar as licenças necessárias. Acredito que serão observados o lado técnico e a importância da obra. Mesmo estando prevista uma disputa eleitoral agora em 2008, o governo não vai prejudicar o povo de Curitiba - afirmou Osmar Dias.

Segundo Osmar Dias, em julho de 2002 o então governador do Paraná, Jaime Lerner, avalizou a assinatura de um convênio da Prefeitura de Curitiba com o governo federal para a construção do desvio ferroviário. Pelo acordo, a prefeitura entraria com metade dos R$ 158 milhões necessários para a realização da obra e a União com o restante dos recursos.

O senador pelo Paraná explicou que a obra é necessária em virtude da linha férrea colocar em risco pedestres, condutores de veículos e de bicicletas que trafegam pelas proximidades do trilho que passa por Curitiba e pelos municípios de Almirante Tamandaré, Campo Largo e Campo Magro. Ele registrou que a linha é responsável pelo transporte de cerca de 4 milhões de toneladas de calcário e cimento. Além da poluição provocada pelos materiais transportados, a população enfrenta o problema da poluição sonora.



24/04/2007

Agência Senado


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