Osmar Dias vai cobrar de ministros saída para crise do Hospital das Clínicas de Curitiba



O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, reduziu de 40 para 35 o número de cirurgias de emergência que fazia a cada mês. A difícil situação que atinge o hospital motivou o senador Osmar Dias (PDT-PR) a agendar audiências com os ministros da Educação e da Saúde. Ele cobrará do governo a alocação, no orçamento da União, dos recursos necessários para o funcionamento do HC. Também sugerirá a mudança na natureza jurídica do hospital, que hoje é um departamento de uma diretoria da UFPR.

- Também vou pleitear que o governo oficialize de uma vez por todas um concurso público para a reposição dos profissionais de saúde e funcionários necessários para o funcionamento normal do hospital. A falta dessa autorização obrigou o HC a contratar 1.200 funcionários através de uma fundação. Eles não foram concursados. O concurso serve para escolher os mais preparados para exercer cada função ou atividade. Dentro de um hospital isso é fundamental - afirmou Osmar Dias.

O senador pelo Paraná disse que o problema do HC poderá se agravar se o Ministério Público resolver pedir a demissão desses funcionários contratados sem concurso. Se o Hospital das Clínicas de Curitiba conseguir a mudança em sua natureza jurídica e conquistar autonomia, não mais dependerá de autorização do Ministério da Educação, como é necessária hoje, para realizar concursos para repor o seu quadro de pessoal.

A audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, está marcada para esta terça-feira. Osmar Dias será recebido pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no dia seguinte. Nas duas reuniões, ele estará acompanhado do diretor-geral do Hospital das Clínicas da UFPR, Giovanni Loddo, e da presidente da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas, Maria Elisa Ferraz Paciornik.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) lembrou que o Hospital das Clínicas de Curitiba é respeitado em todo o país e recebe pacientes de praticamente todos os estados brasileiros. Ele solidarizou-se com o pleito de Osmar Dias e disse ser fundamental a classe política lutar pelo bom funcionamento das instituições de saúde como o HC, que é uma das poucas formas que o paciente do SUS tem para acessar uma medicina de ponta.



26/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias vai cobrar de ministros saída para crise do HC de Curitiba

Osmar Dias pede ajuda para Hospital das Clínicas de Curitiba

Osmar Dias pede ajuda para o Hospital das Clínicas de Curitiba

Osmar Dias cobra medidas para conter violência na Grande Curitiba

Osmar Dias: saída para redução da criminalidade é a educação

Osmar Dias avisa que irá cobrar compromisso do governo