Osmar Dias defende medidas ousadas para proteger agricultura e produção



O senador Osmar Dias (PDT-PR), em discurso nesta segunda-feira (6), anunciou sua participação em reunião do Conselho Político, no Palácio do Planalto, para discutir a crise no sistema financeiro. Ele prometeu defender a adoção, pelo governo, de "medidas ousadas", especialmente para proteger a agricultura e a produção.

O primeiro ponto citado pelo parlamentar é a necessidade de aumento de crédito para o produtor rural, além do acréscimo já anunciado de 12% em relação ao ano anterior. Segundo Osmar Dias, "não dá para plantar a safra que o governo quer com o crédito que foi divulgado", já que o custo de insumos como os fertilizantes, por exemplo, em alguns casos subiu 100%.

- A primeira medida para combater a crise é produzir mais, e para isso o governo deve rever os valores para o crédito rural, de custeio e de investimento - afirmou.

Sem crédito para investimento, frisou o senador, a modernização do setor e a incorporação de novas tecnologias vão ser interrompidas, o que pode prejudicar também a produtividade. Nos últimos anos, graças a esses investimentos, o Brasil bateu recordes de produção plantando praticamente na mesma área.

O crédito para a exportação, assinalou ainda o senador, também deve ser elevado, sob risco de o país perder mercados "duramente conquistados". Além disso, o governo deve estar atento ao custo da produção, tomando medidas como a desoneração de alguns artigos que são necessariamente importados.

- Essas medidas são importantes para reduzir o impacto da crise no setor produtivo - disse.



06/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


No Dia da Água, Valadares defende medidas "ousadas" de preservação

Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Osmar Dias propõe uso de pastagens degradadas para produção de alimentos

PARA OSMAR DIAS, CRISE DEVE SER COMBATIDA COM TRABALHO E PRODUÇÃO

Osmar Dias cobra medidas para conter violência na Grande Curitiba

Osmar Dias propõe zoneamento agro-ecológico para produção de biocombustíveis