Osmar Dias alerta para a crise na agricultura



O senador Osmar Dias (PDT-PR) comentou nesta terça-feira (7) pesquisa da Federação da Agricultura do Paraná que revela que 70% dos produtores do estado não terão como pagar as dívidas contraídas para plantar a próxima safra. A estiagem, a inexistência de um seguro para proteger os agricultores das adversidades climáticas e a queda dos preços agrícolas foram fatores citados pelo senador para explicar a crise no campo. Desde 2004, o preço da soja, por exemplo, caiu 40%.

- Os produtores rurais estão empobrecendo de forma dramática e o governo federal até agora não acenou com nenhuma medida que possa mudar esse quadro - protestou o senador.

Segundo Osmar Dias, apenas no Paraná os prejuízos do agronegócio já somam R$ 2 bilhões, com reflexos no comércio das cidades e na indústria de máquinas agrícolas. Entre os produtores entrevistados para a pesquisa, 87% disseram não pretender adquirir novo maquinário este ano. Outra razão apontada pelo senador para a crise é a hesitação dos governos federal e estadual na definição de medidas ante às suspeitas de existência de surtos de febre aftosa no Paraná.

- O setor agropecuário vai entrar num processo de empobrecimento que, se não houver uma tomada de providências imediata, vai atingir todos os seguimentos da economia brasileira - alertou.

Os senadores Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), Leonel Pavan (PSDB-SC), Magno Malta (PL-ES) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apoiaram, em apartes, o discurso de Osmar Dias.



07/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para "caos social" com crise na agropecuária

Situação da agricultura precisa ser resolvida, alerta Osmar Dias

Osmar Dias alerta: crise rural fará área plantada retroceder sete anos

Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização

Osmar Dias alerta para aumento do preço dos fertilizantes

Osmar Dias alerta para avanço do populismo na América do Sul