Osmar Dias desafia o governo federal a implantar programas de combate à fome



O senador Osmar Dias (PDT-PR) desafiou o governo federal a implantar, em curto prazo, programas de desenvolvimento da agricultura voltados especialmente para o combate à fome no país. Ele citou dados segundo os quais a cada dois minutos morre uma criança de fome no Brasil, O senador cobrou do Executivo ações rápidas e imediatas de combate a desnutrição que, segundo afirmou, vitima cerca de 5 milhões de crianças no país.

- Um governo que não tiver sensibilidade para este flagelo e que não lutar para que nenhuma criança passe fome no Brasil, não pode governar a Nação - disse o senador, autor do requerimento que resultou na homenagem desta terça-feira (16) ao Dia Mundial da Alimentação.

Osmar Dias disse que programas de reforma agrária e de apoio à agricultura familiar são fundamentais para a erradicação da fome. O senador, no entanto, salientou que políticas assistencialistas, como a distribuição de cestas básicas, não trarão solução para o problema. "É necessário criar formas para que as pessoas possam conseguir o sustento por meio do trabalho, com dignidade", afirmou.

Segundo reportagem recente da revista Veja , citada pelo senador, aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas passam fome e enfrentam a miséria em todo o mundo. Ainda de acordo com a revista, essas pessoas ganham cerca de um dólar por dia. "Com esse valor é impossível se alimentar com dignidade", disse.

Osmar Dias comparou o tratamento dado pelos senadores e pelos meios de comunicação aos recentes atentados terroristas nos Estados Unidos com a atenção dispensada ao problema da fome. "O número de pessoas que morrem de fome é muito superior ao número de mortos nos atentados", ressaltou.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou a iniciativa do Instituto Cidadania, ligado ao PT, de apontar soluções para o problema da fome, reunindo especialistas no assunto independente de correntes ideológicas. Simon sugeriu que todos os pré-candidatos à Presidência da República assumam publicamente o compromisso de fazer do combate à fome prioridade de governo. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ressaltou a capacidade brasileira de produção de alimentos, que pode dar ao país posição estratégica no atual cenário internacional.

16/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS PERGUNTA SOBRE COMBATE À FOME

Osmar Dias alerta para distorções nos programas sociais do governo

Osmar Dias lamenta excesso de promessas do governo federal

Osmar Dias pede ação do governo no combate às invasões no campo

Osmar Dias elogia ações do governo federal em prol dos municípios

Osmar Dias pede ao governo federal mais recursos para a agricultura