Osmar Dias alerta para distorções nos programas sociais do governo



"Temo que no Brasil esteja se criando uma cultura de que não se precisa trabalhar", alertou o senador Osmar Dias (PDT-PR), ao lamentar que o governo, em vez de criar condições para que as empresas ofereçam empregos com carteira assinada, estimule, em sua opinião, a ociosidade por meio de programas como o Bolsa-Família. Ele criticou particularmente o projeto de iniciativa do Executivo (PL 6852/06), em tramitação na Câmara, que determina que o trabalhador só pode ter até 120 dias de carteira assinada por ano para não perder o direito à Previdência Rural.

Para Osmar Dias, na prática, o projeto desestimula o trabalho. Ele informou que, em determinadas regiões do Nordeste, os empresários estão enfrentando dificuldades para contratar trabalhadores com carteira assinada. Ele explicou que, atualmente, se o trabalhador tiver um dia de registro na sua carteira de trabalho ele perde o direito à aposentadoria especial, que beneficia os homens com 60 anos e as mulheres com 55. A proposta do senador é que em vez de 120 dias, o trabalhador possa ter carteira assinada em todos os dias do ano sem perder o direito.

- A Folha de São Paulo publicou uma fotografia em sua edição de domingo que retrata bem o que está acontecendo. Nas ruas de Brejões, no sul da Bahia, dezenas de beneficiários dos programas sociais do governo passam o dia todo jogando dominó na praça, esperando o final do mês para receber os recursos do Bolsa-Família - afirmou Osmar Dias.

Outro problema detectado pelo senador na execução do Bolsa-Família é o fato dos beneficiários com filho receberem R$ 120, enquanto os que não têm ganham R$ 60 por mês. Ele registrou que recebeu denúncias de que está havendo estímulo para que filhas de trabalhadores desempregados engravidem para poder receber o auxílio da bolsa.



26/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Osmar Dias desafia o governo federal a implantar programas de combate à fome

Alvaro Dias: IBGE mostra "graves erros" dos programas sociais do governo

Governo de São Paulo e Fundos Sociais dos Municípios articulam programas sociais

Osmar Dias alerta para processo de desindustrialização

Osmar Dias alerta para a crise na agricultura

Osmar Dias alerta para aumento do preço dos fertilizantes