Osmar Dias diz que exportadoras de carne bovina precisam mostrar suas contas



O senador Osmar Dias (PDT-PR) criticou o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (Abiec), Roberto Giannetti da Fonseca, por não ter sabido informar o montante total da dívida dessas indústrias, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (17) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O parlamentar manifestou-se contrário à ajuda financeira, anunciada pelo Poder Executivo, às empresas exportadoras de carne bovina, sem que se saiba o valor dessa dívida.

- O governo vai ajudar no escuro? Sou da base do governo, mas tenho o dever de ajudar o governo, de apontar seus equívocos. Ele deve exigir o balanço dessas empresas. Saber onde elas aplicaram o dinheiro quando o preço da carne estava alto - afirmou o senador, para quem o governo deve ajudar a essas grandes empresas, que estão na ponta de uma grande cadeia produtiva, mas deve exigir que elas coloquem as contas na mesa.

Para Osmar Dias, a quebra das 21 empresas associadas da Abiec - responsáveis por 80% da carne bovina exportada pelo Brasil - pode acarretar prejuízos para grandes e pequenas redes de açougues e também para milhares de pequenos produtores no Brasil. Lembrou que as indústrias exportadoras devem aos pecuaristas que, por sua vez, são geradores de empregos no campo e precisam pagar suas obrigações.



17/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS QUER CONTAS DE ESTADOS NA INTERNET

Osmar Dias pede solução para bloqueio das contas do Paraná

OSMAR DIAS QUER AMPLIAR RELATÓRIO DO TCU SOBRE CONTAS DO GOVERNO

Brasil exporta US$ 6 bilhões em carne bovina

Comissão discute mercado de carne bovina

Osmar Dias pede aprovação de projeto que abre contas de concessionárias de pedágio de rodovias